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dc.contributor.advisorSobral Filha, Doralice Duque-
dc.contributor.authorFrancisco, Isabel Cristina da Silva-
dc.date.accessioned2024-09-05T20:41:42Z-
dc.date.available2024-09-07T03:00:17Z-
dc.date.issued2024-03-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23615-
dc.description.abstractThe current growth of the Maker Culture theme in an educational context is notorious, therefore, this research aims to discuss the state of the art and its implications on the Maker Culture approach in Education, as well as its potential integration with Graphic Expression. Understanding that humans are cultural beings (LARAIA, 2001) and that making is an intrinsic capability to their development (OSTROWER, 1989), where practices of making and the production of material culture are transmitted through socialization, experimentation, and primarily education. Recognizing that the educational act is present in the cultural process and that it contributes to its eventual transformations, we begin by identifying the growing relevance of the Maker theme in Education, for which we previously examined its pedagogical antecedents. Using an analysis of this approach in the public education system of the city of Rio de Janeiro, based on field research in the Technological Educational Centers (or “GETs” a portuguese acronym). Starting from the experience of drawing in the GETs as a preliminary skill in project development, we understand that the graphic education area has the potential for elaborating creative processes, communicating ideas, problem-solving, and invention, all important educational practices in the dynamics of "learning by doing", encouraging student protagonism and autonomy. We emphasize the importance of the professional competencies of the graphic educator in constructing autonomous knowledge for project development, knowledge cultivated since childhood in various forms of Graphic Expression. From there, it was possible to envision a potential and promising integration of the Maker with this field of knowledge, investigating through a brief curricular analysis of Teacher Training in Graphic Expression, examining contributions to the construction of artifacts and the development of projects existing in the Maker approach.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura makerpt_BR
dc.subjectMaker na educaçãopt_BR
dc.subjectExpressão gráficapt_BR
dc.subjectEducação gráficapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectMaker culturept_BR
dc.subjectMaker in educationpt_BR
dc.subjectGraphic expressionpt_BR
dc.subjectGraphic educationpt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.titleCultura maker na educação e sua possível integração com a expressão gráficapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8092350430571739pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2511127648353147pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Mariane Brito Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3440302139960015pt_BR
dc.contributor.referee2Senna, Marcelus Gaio Silveira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9360708437523544pt_BR
dc.description.resumoÉ notório o atual crescimento do tema Cultura Maker em um contexto educacional, sendo assim, esta pesquisa objetiva discutir o estado da arte e suas implicações sobre a Cultura Maker na educação, e sua possível integração à Expressão Gráfica. Compreendendo que o ser humano é um ser cultural (LARAIA, 2001) e o fazer é uma capacidade intrínseca ao seu desenvolvimento (OSTROWER, 1989), na qual as práticas do fazer e produção de cultura material são transmitidas por meio da socialização, experimentação, e em particular da educação. Entendendo que ato educacional está presente no processo cultural, e que o mesmo corrobora para suas eventuais transformações, partimos da identificação da crescente relevância do tema Maker na Educação, pelo qual verificamos previamente seus antecedentes pedagógicos. Utilizando como análise, desta abordagem de ensino, a rede pública do município Rio de Janeiro, a partir da pesquisa de campo nos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs). Reiterando-se da experiência do desenho nos GETS, como habilidade preliminar no desenvolvimento de projetos, inferimos que a área da educação gráfica possui potencial para elaboração dos processos criativos, comunicação de ideias, resolução e invenção de problemas. Práticas educativas, estas, importantes na dinâmica do “aprender fazendo”, incentivando o protagonismo e autonomia dos estudantes. Acentuamos a importância das competências profissionais do educador gráfico na construção de saberes autônomos para o desenvolvimento de projetos, saberes trabalhados desde a infância, nas mais variadas formas de Expressão Gráfica. A partir daí, vislumbramos uma possível e promissora integração do Maker com este campo de conhecimento, pontuando, por meio de uma breve análise curricular da Formação Docente em Expressão Gráfica, desta área de conhecimento na construção de artefatos e no desenvolvimento de projetos existentes na abordagem Maker.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Técnicas de Representação Gráficapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Técnicas de Representação Gráfica

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