Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23616
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Pulverização e alteridade na dramaturgia de Alexandra Badea |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Eduardo Santos da |
Advisor: | Moraes, Marcelo Jacques de |
Abstract: | “Esqueceste-te que vamos todos desaparecer em partículas, porque é sobre isso que se trata: aprender a esquecer, seremos pulverizados”. Assim a autora romena Alexandra Badea finaliza a sua peça Pulvérisés, escrita em francês no ano de 2012, encenando, ao longo da sua obra, o drama de quatro personagens que oscilam seus discursos entre a individualidade e a coletividade, e experienciam uma multiplicidade de sensações que os tornam silhuetas familiares do mundo contemporâneo. Badea procura, através de cenas curtas, aproximar o espectador dos homens e mulheres dramatizados na obra, imersos na [des]organização mundial capitalista. Refletindo sobre estes pontos abordados pela autora, o trabalho tem como objetivo estudar os fatores que levariam à pulverização do indivíduo na sociedade contemporânea a partir de diálogos com pensadores como Byung-Chul Han, Alain Ehrenberg e Zygmunt Bauman. Essa constelação teórica permitirá a reflexão de como a peça constrói sua crítica sobre a paradoxal relação entre a hiperconectividade e o isolamento no mundo globalizado, e suas implicações para a questão da alteridade marcada pelo apagamento do outro em um contexto de imigração no século XXI. |
Keywords: | Literatura romena Crítica e interpretação |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2024 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Francês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ESSilva.pdf | 250.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.