Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/2362
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fragozo, Fernando | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Allan Jones Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-29T20:25:47Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:54Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-03 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Allan Jones Araújo. Cinema documentário: uma verdade (in)conveniente. 2009. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2362 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Documentário | pt_BR |
dc.subject | Verdade | pt_BR |
dc.title | Cinema documentário: uma verdade (in)conveniente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8778872217181908 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pires, Paulo Roberto | - |
dc.contributor.referee2 | Salis, Fernando Alvares | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7250543486330602 | pt_BR |
dc.description.resumo | Observa como o cinema documentário acabou constantemente associado a um gênero mais apto a captar e “revelar” a verdade, muito embora exista hoje documentários onde a única “verdade” a ser exibida seja a da problematização da representação em si. A análise do desenvolvimento e transformações por que passou o documentário indica que o domínio de técnicas e experimentações com a linguagem audiovisual acabaram influenciando a maneira do grande público se relacionar com esse gênero, vendo nele uma representação do real mais legítima. Porém, o estudo do processo por qual passou o documentário (técnicas, avanços tecnológicos, experimentações, domínio da linguagem) acaba, também, por ampliar o entendimento sobre esse gênero cinematográfico e no que, afinal, ele se transformou, já que, numa sociedade que confere grande valor à imagem, um cinema que pode se constituir a partir do próprio questionamento da representação é, no mínimo, interessante, para não dizer inconveniente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Comunicação - Jornalismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ABARBOSA.pdf | 376.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.