Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2362
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFragozo, Fernando-
dc.contributor.authorBarbosa, Allan Jones Araújo-
dc.date.accessioned2017-06-29T20:25:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:54Z-
dc.date.issued2016-12-03-
dc.identifier.citationBARBOSA, Allan Jones Araújo. Cinema documentário: uma verdade (in)conveniente. 2009. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2362-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectVerdadept_BR
dc.titleCinema documentário: uma verdade (in)convenientept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8778872217181908pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, Paulo Roberto-
dc.contributor.referee2Salis, Fernando Alvares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7250543486330602pt_BR
dc.description.resumoObserva como o cinema documentário acabou constantemente associado a um gênero mais apto a captar e “revelar” a verdade, muito embora exista hoje documentários onde a única “verdade” a ser exibida seja a da problematização da representação em si. A análise do desenvolvimento e transformações por que passou o documentário indica que o domínio de técnicas e experimentações com a linguagem audiovisual acabaram influenciando a maneira do grande público se relacionar com esse gênero, vendo nele uma representação do real mais legítima. Porém, o estudo do processo por qual passou o documentário (técnicas, avanços tecnológicos, experimentações, domínio da linguagem) acaba, também, por ampliar o entendimento sobre esse gênero cinematográfico e no que, afinal, ele se transformou, já que, numa sociedade que confere grande valor à imagem, um cinema que pode se constituir a partir do próprio questionamento da representação é, no mínimo, interessante, para não dizer inconveniente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ABARBOSA.pdf376.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.