Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23648
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Abrantes, Samuel Sampaio | - |
dc.contributor.author | Assumpção, Alexia Leika da Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-10T15:32:08Z | - |
dc.date.available | 2024-09-12T03:00:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-10 | - |
dc.identifier.citation | ASSUMPÇÃO, Alexia Leika da Silva de. A tragédia de Armide. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Artes Cênicas - Indumentária, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23648 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lully, Jean Baptiste | pt_BR |
dc.subject | Idade Média | pt_BR |
dc.subject | Barroco | pt_BR |
dc.subject | Renascimento | pt_BR |
dc.subject | Renascença | pt_BR |
dc.subject | Armide | pt_BR |
dc.subject | Ópera | pt_BR |
dc.subject | Síria | pt_BR |
dc.subject | Figurino | pt_BR |
dc.subject | Middle ages | pt_BR |
dc.subject | Baroque | pt_BR |
dc.subject | Renaissance | pt_BR |
dc.subject | Opera | pt_BR |
dc.subject | Syria | pt_BR |
dc.subject | Costume | pt_BR |
dc.title | A tragédia de Armide | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9502810783687260 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6101844572906700 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Madson Luis Gomes de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7992901895916913 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Reis, Guilherme Ribeiro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8706558933376073 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Vido, Maria do Carmo Martins | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8828152984320217 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente documento se refere ao meu trabalho de conclusão de curso de Artes Cênicas - Indumentária, da Escola de Belas Artes da UFRJ. A minha proposta foi desenvolver um projeto de figurino para a ópera “Armide”, composta por Jean - Baptiste Lully, no século XVII. A ideia principal era a de criar um figurino que pudesse configurar um escapismo lúdico para o universo de Armide, mesclando livremente os três períodos históricos em que o conto e sua criação estão inseridos, sendo eles: O período Medieval, no qual se passa a história; o Renascimento, quando foi escrito o poema “Gerusalemme Liberata” por Torquato Tasso e que inspirou a ópera de Lully e o período Barroco, no qual Jean - Baptiste Lully compôs a ópera sobre a qual desdobro este projeto. A história se desenrola em meio a uma expedição de cruzados em busca da conquista da Terra Santa e além dos períodos históricos europeus, a composição tem como plano de fundo a Cidade Antiga de Damasco, localizada onde atualmente se encontra a Síria, local onde Armide reina e se torna alvo dos expedicionários cristãos. “Armide” é uma obra intensa, dramática e alegórica. Trata de emoções conflitantes, choque entre culturas distintas e relações de poder, o que me motivou a criar um figurino gráfico e contrastante, tanto em cores como em formas. O uso de padronagens de tapeçarias medievais e renascentistas tal como a padronagem de mosaicos e objetos de decoração sírios, foram fundamentais para contar sobre cada personagem de forma ilustrada e trazer um pouco da minha ligação com essa expressão artística para o meu projeto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Artes Cênicas - Indumentária |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALSAssumpção.pdf | 1.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.