Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23648
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbrantes, Samuel Sampaio-
dc.contributor.authorAssumpção, Alexia Leika da Silva de-
dc.date.accessioned2024-09-10T15:32:08Z-
dc.date.available2024-09-12T03:00:12Z-
dc.date.issued2023-07-10-
dc.identifier.citationASSUMPÇÃO, Alexia Leika da Silva de. A tragédia de Armide. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Artes Cênicas - Indumentária, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23648-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLully, Jean Baptistept_BR
dc.subjectIdade Médiapt_BR
dc.subjectBarrocopt_BR
dc.subjectRenascimentopt_BR
dc.subjectRenascençapt_BR
dc.subjectArmidept_BR
dc.subjectÓperapt_BR
dc.subjectSíriapt_BR
dc.subjectFigurinopt_BR
dc.subjectMiddle agespt_BR
dc.subjectBaroquept_BR
dc.subjectRenaissancept_BR
dc.subjectOperapt_BR
dc.subjectSyriapt_BR
dc.subjectCostumept_BR
dc.titleA tragédia de Armidept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502810783687260pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6101844572906700pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Madson Luis Gomes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7992901895916913pt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Guilherme Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8706558933376073pt_BR
dc.contributor.referee3Vido, Maria do Carmo Martins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8828152984320217pt_BR
dc.description.resumoO presente documento se refere ao meu trabalho de conclusão de curso de Artes Cênicas - Indumentária, da Escola de Belas Artes da UFRJ. A minha proposta foi desenvolver um projeto de figurino para a ópera “Armide”, composta por Jean - Baptiste Lully, no século XVII. A ideia principal era a de criar um figurino que pudesse configurar um escapismo lúdico para o universo de Armide, mesclando livremente os três períodos históricos em que o conto e sua criação estão inseridos, sendo eles: O período Medieval, no qual se passa a história; o Renascimento, quando foi escrito o poema “Gerusalemme Liberata” por Torquato Tasso e que inspirou a ópera de Lully e o período Barroco, no qual Jean - Baptiste Lully compôs a ópera sobre a qual desdobro este projeto. A história se desenrola em meio a uma expedição de cruzados em busca da conquista da Terra Santa e além dos períodos históricos europeus, a composição tem como plano de fundo a Cidade Antiga de Damasco, localizada onde atualmente se encontra a Síria, local onde Armide reina e se torna alvo dos expedicionários cristãos. “Armide” é uma obra intensa, dramática e alegórica. Trata de emoções conflitantes, choque entre culturas distintas e relações de poder, o que me motivou a criar um figurino gráfico e contrastante, tanto em cores como em formas. O uso de padronagens de tapeçarias medievais e renascentistas tal como a padronagem de mosaicos e objetos de decoração sírios, foram fundamentais para contar sobre cada personagem de forma ilustrada e trazer um pouco da minha ligação com essa expressão artística para o meu projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Artes Cênicas - Indumentária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALSAssumpção.pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.