Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23671
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dc.contributor.advisorCosta, Robson Santos-
dc.contributor.authorFernandes, Alice Martins Coelho-
dc.date.accessioned2024-09-12T19:57:08Z-
dc.date.available2024-09-14T03:00:12Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationFERNANDES, Alice Martins Coelho. Minari e o fenômeno da aculturação: a utilização do filme cinematográfico como documento informacional nas pesquisas sobre aculturação. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23671-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectFilmes cinematográficospt_BR
dc.subjectAculturaçãopt_BR
dc.subjectDocumentopt_BR
dc.titleMinari e o fenômeno da aculturação: a utilização do filme cinematográfico como documento informacional nas pesquisas sobre aculturaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7583404045542322pt_BR
dc.contributor.referee1Sá, Nysia Oliveira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756978802063379pt_BR
dc.contributor.referee2Valentim, Ana Paula Simonaci-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9873650866195474pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa a capacidade dos filmes cinematográficos como documentos a serem utilizados como fontes para pesquisas científicas no campo dos estudos sobre aculturação. Em virtude disso, o referencial teórico discorre sobre os conceitos de cultura, aculturação e cultura popular – e sua ligação com o cinema. Apresenta uma breve história e desenvolvimento do cinema e da linguagem cinematográfica. Averigua o filme cinematográfico como documento, discutindo este a partir do que foi exposto por Buckland (1991) que o entende como todo objeto informativo. A metodologia escolhida para atingir o objetivo foi a da análise fílmica de Vanoye e Goliot-Lété (2006), que trabalha a obra cinematográfica por meio de seus fragmentos. Nosso corpus de análise é o filme Minari (2020), cuja narrativa aborda o fenômeno da aculturação a partir de uma família de imigrantes sul coreanos vivendo nos Estados Unidos. Concluímos que o filme cinematográfico tem a capacidade de agregar valor como fonte na pesquisa científica, uma vez que é um instrumento de transmissão informacional por meio dos elementos que compõem a linguagem cinematográfica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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