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dc.contributor.advisorSekiguchi, Júlio Ferreira-
dc.contributor.authorSilva, Daniel Cesar Isaias da-
dc.date.accessioned2024-09-15T15:15:12Z-
dc.date.available2024-09-17T03:00:11Z-
dc.date.issued2022-05-26-
dc.identifier.citationSILVA, Daniel Cesar Isaias da. Racismo Ambiental: política genocida e anulação do ecossistema. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pintura, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23692-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectComunidadespt_BR
dc.subjectSocioambientalpt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectConflitopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectNecropolíticapt_BR
dc.subjectGentrificaçãopt_BR
dc.subjectPaintingpt_BR
dc.subjectCommunitiespt_BR
dc.subjectSocio-environmentalpt_BR
dc.subjectPolicypt_BR
dc.subjectConflictpt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectNecropoliticspt_BR
dc.subjectGentrificationpt_BR
dc.titleRacismo Ambiental: política genocida e anulação do ecossistemapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5675781412051141pt_BR
dc.contributor.referee1Santos Filha, Maria de Lourdes Barreto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9352587557465771pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Ricardo Antonio Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6857271969200707pt_BR
dc.description.resumoTendo a arte como espelho da denúncia, apresento pinturas com questões étnicas e socioambientais. O processo investigativo e pictórico inicia-se verificando conflitos urbanos na cidade do Rio de Janeiro. Remoções forçadas, violência do Estado e a “guerra às drogas”. Em 2018, através de Ravengar Veloso (1963-2020) do MUDA/UFRJ e MUDA/VK, passei a participar da rede de agroecologia da UFRJ. Enxergando que agroecologia vem do saber das comunidades tradicionais, passei a analisar conflitos dos povos tradicionais que são empurrados para as zonas urbanas. Assinando como Daniel Gusf, mostro pinturas com uma linguagem direta, simplificação dos traços, cor na linha, apresentação de texturas, exclusão de detalhes e cores sem condizer com a figura real. Repetindo com maior frequência materiais como: massa acrílica, tinta acrílica, tinta óleo e aquarela em suportes de madeira, lona crua e papel. Utilizando somente cores primárias, secundárias e complementares. Tendo como referência pictórica os artistas Henri Matisse e Diego Rivera, cito problemas de injustiça ambiental gerados por motivo racial e pela euforia do desenvolvimento econômico de uma minoria que ultrapassa o limite de soberania e descaso ambiental. Com fatos históricos passados no Rio de Janeiro do século XIX aos dias atuais do início do século XXI.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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