Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23730
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Petrografia, mineralogia e geoquímica diques metamáficos intrusivos na Formação Tiradentes e sua relação com as ocorrências auríferas da região de Tiradentes/ São João del Rei, MG
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Gabriela de Oliveira
Orientador: Pires, Gustavo Luiz Campos
Coorientador: Medeiros, Silvia Regina de
Resumo: A Formação Tiradentes, localizada no sul do Cráton São Francisco, consiste de uma sucessão de quartzitos e metapelitos depositados em uma bacia Mesoproterozoica, do tipo rifte aulacógeno, a Bacia São João Del Rei. Esta ocorre sobreposta por uma sucessão de metacarbonatos e metapelitos, que compõem a base da Bacia Carandaí. O conjunto foi deformado e metamorfizado em condições de fácies xisto verde durante a orogênese Brasiliana, no Neoproterozoico. A Fm. Tiradentes é cortada por um enxame de diques máficos associados ao rifteamento que originou a Bacia Carandaí, que possuem idade entre 1.5Ga e 1.37Ga. A importância do estudo se dá pelo histórico de extração de ouro na região no século XVII, com poucos estudos sobre a mineralização. O trabalho tem como objetivo da descrição de minerais em grãos, petrografia, difração de Raios-X e litogeoquímica dos diques a fim de compreender a gênese desse magmatismo e seu papel nas mineralizações de ouro. As rochas estudadas apresentam a clorita como principal mineral metamórfico, indicando metamorfismo no fácies xisto verde. Além disso, a litogeoquímica mostrou que as rochas estudadas pertencem a série alcalina e foram formadas em ambiente compatível com basaltos alcalinos continentais e E-MORB. Por fim, a descrição de minerais em grãos em pontos onde já houve extração de ouro mostraram a presença de ouro somente na amostra de veio de quartzo associada aos diques estudados, estando este metal ausente nas amostras de metabasitos. Assim, os diques podem ter atuado como uma barreira físico-química para a formação da mineralização, corroborando para a precipitação de ouro e sulfetos nos veios de quartzo que cortam com os diques.
Palavras-chave: Petrografia
Geoquímica
Mineralização de ouro
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARVALHO, G.O.pdf1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.