Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23768
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estrutura e modelos de negócio da indústria de biodiesel no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Galvão, Letícia de Albuquerque
Antonio, Thaís Braga de Almeida
Orientador: Oroski, Fábio de Almeida
Resumo: O uso do biodiesel no Brasil é recente e o interesse pela produção deste biocombustível cresceu com a necessidade compulsória da mistura com o óleo diesel. Para reduzir a dependência de importação do óleo diesel, seja para diminuir o déficit na balança comercial, seja para amenizar as emissões poluentes, surgiram pesquisas por combustíveis alternativos e, dentre eles, o biodiesel. Este biocombustível apresenta muitas vantagens em relação a outros combustíveis e tem sido assunto de grande interesse nos últimos anos. Portanto, este estudo avalia a estruturação das empresas que o produzem no Brasil, analisando as características que estas apresentam em comum, os desafios que precisam vencer e suas principais diferenciações no mercado. Para isto, apresentou-se, primeiramente, um breve conceito sobre biocombustíveis, para depois explicar mais detalhadamente o que é o biodiesel, como pode ser produzido, quais as matérias-primas e tecnologias possíveis, os maiores produtores no mundo e como foi introduzido no Brasil, citando-se também os órgãos reguladores e os leilões realizados pela ANP. Os diferentes perfis das empresas produtoras de biodiesel foram avaliados a partir dos conceitos de Modelo de Negócio e de Cadeia de Valor. O estudo identificou quatro grupos de empresas, baseando-se na origem dessas organizações. O setor de biodiesel no Brasil apresenta grupos de empresas bem heterogêneas na estruturação do negócio. O estudo levantou que ainda existem barreiras tecnológicas a serem vencidas e que, por apresentar grande relevância na competitividade, as empresas precisam equacionar o acesso à matéria-prima. A criação de parcerias, principalmente para acesso aos recursos financeiros, torna-se importante para garantir a competitividade no mercado.
Palavras-chave: Biodiesel
Modelos de negócio
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GALVÃO, Letícia de Albuquerque; ANTONIO, Thaís Braga de Almeida. Estrutura e modelos de negócio da indústria de biodiesel no Brasil. 2014. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAGalvão.pdf696.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.