Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23778
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Aplicação da abordagem de Maxwell-Stefan na modelagem e simulação dinâmica do fenômeno de mistura entre água, MEG e etanol
Autor(es)/Inventor(es): Constantino, Pedro Henrique Davi
Orientador: Barreto Júnior, Amaro Gomes
Coorientador: Tavares, Frederico Wanderley
Resumo: Dentre as medidas utilizadas pela indústria para evitar a formação de hidratos em tubulações de gás natural, está o emprego de inibidores termodinâmicos, como MEG e etanol. No entanto, para que não haja desperdício de inibidores, nem formação de sistemas sub-inibidos, a dinâmica de mistura precisa ser melhor compreendida. Neste trabalho, foi desenvolvida uma metodologia para a simulação do fenômeno de mistura entre água, MEG e etanol. O fluido, inicialmente bifásico, foi aproximado por um meio isotrópico (contínuo) e utilizou-se a abordagem de Maxwell-Stefan para sistemas multicomponentes com imposição de um campo externo gravitacional. O balanço de massa das espécies em regime transiente foi discretizado no espaço, por meio de aproximações parabólicas em elementos finitos, e integrado com respeito ao tempo, pelo código computacional DASSL. Os resultados das simulações de misturas com diferentes concentrações ou ordem inicial de fases mostraram que, no equilíbrio mecânico, o termo de campo afeta somente as taxas iniciais de mistura. O processo é limitado pela difusão e a matriz de coeficientes de difusão de Fick é cheia e fortemente dependente da composição. Sistemas ricos em etanol apresentaram tempos menores de mistura em relação aos ricos em MEG, variando entre 21 e 40 horas. Concluiu-se que a aproximação de alguns parâmetros por valores constantes baseados na composição de equilíbrio, embora facilite a resolução numérica do problema, pode não ser fisicamente razoável e merece ser investigada.
Palavras-chave: Formação de hidratos
Entupimento de tubulações
Produção offshore
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CONSTANTINO, Pedro Henrique Davi. Aplicação da abordagem de Maxwell-Stefan na modelagem e simulação dinâmica do fenômeno de mistura entre água, MEG e etanol. 2014. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PHDConstantino.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.