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http://hdl.handle.net/11422/23787
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Jacob, Elizabeth Motta | - |
dc.contributor.author | Andrade, Helena Belém Medeiros de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-30T15:51:13Z | - |
dc.date.available | 2024-10-02T03:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Helena Belém Medeiros de. Tocateca: um quebra-cabeça para crianças cegas e de baixa visão. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23787 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Quebra-cabeças | pt_BR |
dc.subject | Projeto de acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | People with visual disabilities | pt_BR |
dc.subject | Games | pt_BR |
dc.subject | Puzzles | pt_BR |
dc.subject | Barrier-free design | pt_BR |
dc.title | Tocateca: um quebra-cabeça para crianças cegas e de baixa visão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2482165660271239 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3789983152751840 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Fernanda de Abreu | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4992568301705975 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Perdigão, Luciana Tavares | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6610549161851715 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este projeto se propôs a criar um quebra-cabeça tátil para crianças cegas e de baixa visão, para auxiliar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas, além de ser uma ferramenta de inclusão social. Para a criação desse jogo, foram realizados testes de materiais e formas, além da produção de protótipos e testagem até a validação da versão final do quebra-cabeça. Os autores que embasaram o projeto foram: Zeni (2005) e Bruno e Mota (2001), que dissertaram sobre a história da educação de cegos; Cerqueira (et al., 2014) e Santos (2020), que se aprofundaram no Instituto Benjamin Constant, instituição de ensino para Pessoas com Deficiência Visual (PcDVs); Brougére (1998), Fernandes (1995) e Silveira e Barone (1998), que refletiram sobre jogos e sua importância na educação e na formação de indivíduos durante a infância; Da Rosa (2015), que produziu materiais grafo-táteis com características semelhantes às deste projeto; E Araújo (2012), que desenvolveu um estudo sobre o papel da família no desenvolvimento da criança cega. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação Visual Design |
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