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dc.contributor.advisorJacob, Elizabeth Motta-
dc.contributor.authorAndrade, Helena Belém Medeiros de-
dc.date.accessioned2024-09-30T15:51:13Z-
dc.date.available2024-10-02T03:00:14Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationANDRADE, Helena Belém Medeiros de. Tocateca: um quebra-cabeça para crianças cegas e de baixa visão. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23787-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visualpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectQuebra-cabeçaspt_BR
dc.subjectProjeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectPeople with visual disabilitiespt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectPuzzlespt_BR
dc.subjectBarrier-free designpt_BR
dc.titleTocateca: um quebra-cabeça para crianças cegas e de baixa visãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2482165660271239pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3789983152751840pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Fernanda de Abreu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4992568301705975pt_BR
dc.contributor.referee2Perdigão, Luciana Tavares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6610549161851715pt_BR
dc.description.resumoEste projeto se propôs a criar um quebra-cabeça tátil para crianças cegas e de baixa visão, para auxiliar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas, além de ser uma ferramenta de inclusão social. Para a criação desse jogo, foram realizados testes de materiais e formas, além da produção de protótipos e testagem até a validação da versão final do quebra-cabeça. Os autores que embasaram o projeto foram: Zeni (2005) e Bruno e Mota (2001), que dissertaram sobre a história da educação de cegos; Cerqueira (et al., 2014) e Santos (2020), que se aprofundaram no Instituto Benjamin Constant, instituição de ensino para Pessoas com Deficiência Visual (PcDVs); Brougére (1998), Fernandes (1995) e Silveira e Barone (1998), que refletiram sobre jogos e sua importância na educação e na formação de indivíduos durante a infância; Da Rosa (2015), que produziu materiais grafo-táteis com características semelhantes às deste projeto; E Araújo (2012), que desenvolveu um estudo sobre o papel da família no desenvolvimento da criança cega.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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