Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23797
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Índigo e os 150 anos da calça jeans: uma proposta de atividade experimental contextualizada para a graduação
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Gabriel Almeida Mendonça da
Tutor: Barros Neto, José Celestino de
Tutor : Lira, Luíza Melo de Aguiar
Resumen: O ensino tradicional da Química continua a ser parte do cenário educacional de graduação, caracterizando-se pela ênfase na memorização, na transmissão de conceitos complexos e regras, resultando em um ensino relativamente carente de análise crítica. Uma alternativa para abordar essa questão é a adoção de métodos que estimulem uma análise crítica da Ciência e de seu processo de construção, sendo a História da Ciência (HC) uma abordagem viável para diversificar o ensino. Com isso em mente, este trabalho descreve o desenvolvimento de uma atividade experimental contextualizada destinada aos laboratórios de Química Orgânica Experimental II da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para isso, foi realizada uma adaptação da síntese do corante índigo, originalmente conduzida pelo método de BaeyerDrewsen, com o objetivo de torná-la mais eficiente, rápida e ambientalmente amigável, através da proposição de uma síntese one-pot e da eliminação de reagentes potencialmente prejudiciais ao meio ambiente. A atividade experimental foi aplicada em quatro turmas que compõem o ciclo de Química Orgânica no período noturno. Ela se desdobrou em três etapas distintas: a primeira consistiu na apresentação do contexto histórico como uma introdução à aula experimental; em seguida, ocorreu a realização da prática adaptada; finalmente, os produtos obtidos foram aplicados no tingimento de tecidos utilizando a técnica tie-dye. Para coletar dados sobre a eficácia da abordagem e a percepção dos alunos acerca da importância e das expectativas em relação às aulas experimentais, foram utilizados questionários com enfoque qualitativo. Os resultados obtidos demonstraram sucesso na adaptação da síntese do corante índigo, destacando-se pela sua robustez. Além disso, os questionários revelaram que os alunos de graduação têm uma expectativa de aprendizado teórico por meio das aulas experimentais e que a incorporação da HC proporcionou uma perspectiva enriquecedora para a atividade, estabelecendo uma ponte entre teoria, prática e sociedade, de forma a proporcionar uma aproximação entre a experiência cotidiana do estudante e a Química aprendida.
Materia: História da ciência
Índigo
Material didático
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-dic-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Gabriel Almeida Mendonça da Silva.pdf2.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.