Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/23797
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Índigo e os 150 anos da calça jeans: uma proposta de atividade experimental contextualizada para a graduação |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Gabriel Almeida Mendonça da |
Orientador: | Barros Neto, José Celestino de |
Coorientador: | Lira, Luíza Melo de Aguiar |
Resumo: | O ensino tradicional da Química continua a ser parte do cenário educacional de graduação, caracterizando-se pela ênfase na memorização, na transmissão de conceitos complexos e regras, resultando em um ensino relativamente carente de análise crítica. Uma alternativa para abordar essa questão é a adoção de métodos que estimulem uma análise crítica da Ciência e de seu processo de construção, sendo a História da Ciência (HC) uma abordagem viável para diversificar o ensino. Com isso em mente, este trabalho descreve o desenvolvimento de uma atividade experimental contextualizada destinada aos laboratórios de Química Orgânica Experimental II da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para isso, foi realizada uma adaptação da síntese do corante índigo, originalmente conduzida pelo método de BaeyerDrewsen, com o objetivo de torná-la mais eficiente, rápida e ambientalmente amigável, através da proposição de uma síntese one-pot e da eliminação de reagentes potencialmente prejudiciais ao meio ambiente. A atividade experimental foi aplicada em quatro turmas que compõem o ciclo de Química Orgânica no período noturno. Ela se desdobrou em três etapas distintas: a primeira consistiu na apresentação do contexto histórico como uma introdução à aula experimental; em seguida, ocorreu a realização da prática adaptada; finalmente, os produtos obtidos foram aplicados no tingimento de tecidos utilizando a técnica tie-dye. Para coletar dados sobre a eficácia da abordagem e a percepção dos alunos acerca da importância e das expectativas em relação às aulas experimentais, foram utilizados questionários com enfoque qualitativo. Os resultados obtidos demonstraram sucesso na adaptação da síntese do corante índigo, destacando-se pela sua robustez. Além disso, os questionários revelaram que os alunos de graduação têm uma expectativa de aprendizado teórico por meio das aulas experimentais e que a incorporação da HC proporcionou uma perspectiva enriquecedora para a atividade, estabelecendo uma ponte entre teoria, prática e sociedade, de forma a proporcionar uma aproximação entre a experiência cotidiana do estudante e a Química aprendida. |
Palavras-chave: | História da ciência Índigo Material didático |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Unidade produtora: | Instituto de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 5-Dez-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gabriel Almeida Mendonça da Silva.pdf | 2.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.