Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23797
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarros Neto, José Celestino de-
dc.contributor.authorSilva, Gabriel Almeida Mendonça da-
dc.date.accessioned2024-09-30T20:58:17Z-
dc.date.available2024-10-02T03:00:13Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23797-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.subjectÍndigopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleÍndigo e os 150 anos da calça jeans: uma proposta de atividade experimental contextualizada para a graduaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3333994385617211pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9160586025871183pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Lira, Luíza Melo de Aguiar-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4639882360215294pt_BR
dc.contributor.referee1Aguiar, Daniel Lima Marques de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8696195502605413pt_BR
dc.contributor.referee2Michel, Ricardo Cunha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7631294110820860pt_BR
dc.contributor.referee3Salgado, Stephanie Di Chiara-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5824751334142283pt_BR
dc.description.resumoO ensino tradicional da Química continua a ser parte do cenário educacional de graduação, caracterizando-se pela ênfase na memorização, na transmissão de conceitos complexos e regras, resultando em um ensino relativamente carente de análise crítica. Uma alternativa para abordar essa questão é a adoção de métodos que estimulem uma análise crítica da Ciência e de seu processo de construção, sendo a História da Ciência (HC) uma abordagem viável para diversificar o ensino. Com isso em mente, este trabalho descreve o desenvolvimento de uma atividade experimental contextualizada destinada aos laboratórios de Química Orgânica Experimental II da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para isso, foi realizada uma adaptação da síntese do corante índigo, originalmente conduzida pelo método de BaeyerDrewsen, com o objetivo de torná-la mais eficiente, rápida e ambientalmente amigável, através da proposição de uma síntese one-pot e da eliminação de reagentes potencialmente prejudiciais ao meio ambiente. A atividade experimental foi aplicada em quatro turmas que compõem o ciclo de Química Orgânica no período noturno. Ela se desdobrou em três etapas distintas: a primeira consistiu na apresentação do contexto histórico como uma introdução à aula experimental; em seguida, ocorreu a realização da prática adaptada; finalmente, os produtos obtidos foram aplicados no tingimento de tecidos utilizando a técnica tie-dye. Para coletar dados sobre a eficácia da abordagem e a percepção dos alunos acerca da importância e das expectativas em relação às aulas experimentais, foram utilizados questionários com enfoque qualitativo. Os resultados obtidos demonstraram sucesso na adaptação da síntese do corante índigo, destacando-se pela sua robustez. Além disso, os questionários revelaram que os alunos de graduação têm uma expectativa de aprendizado teórico por meio das aulas experimentais e que a incorporação da HC proporcionou uma perspectiva enriquecedora para a atividade, estabelecendo uma ponte entre teoria, prática e sociedade, de forma a proporcionar uma aproximação entre a experiência cotidiana do estudante e a Química aprendida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel Almeida Mendonça da Silva.pdf2.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.