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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPereira Junior, Clorisval Gomes Pereira Junior-
dc.contributor.authorSantos, João Pedro da Silva Cardoso-
dc.date.accessioned2024-09-30T21:28:23Z-
dc.date.available2024-10-02T03:00:13Z-
dc.date.issued2023-07-13-
dc.identifier.citationSANTOS, João Pedro da Silva Cardoso. Animalia: a estética pixel art nos jogos. 2023. 236 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23800-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPixel Artpt_BR
dc.subjectAbstraçãopt_BR
dc.subjectVídeogamespt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectFauna brasileirapt_BR
dc.subjectAbstractionpt_BR
dc.subjectVideo gamespt_BR
dc.subjectAestheticspt_BR
dc.subjectBrazilian faunapt_BR
dc.titleAnimalia: a estética pixel art nos jogospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9391666193621679pt_BR
dc.contributor.referee1Senna, Marcelus Gaio Silveira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9360708437523544pt_BR
dc.contributor.referee2Ponte, Raquel Ferreira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3837159067419946pt_BR
dc.description.resumoEste projeto tem como objetivo criar pixel art para um jogo. O mesmo visa ser referencial de pesquisa e guia para curiosos. Para isto, o projeto foi dividido em dois momentos: contexto teórico e desenvolvimento prático. O primeiro é a apresentação da pixel art, abordando origem, história sob a perspectiva de jogos, características, técnicas, curiosidades, relação com o mercado e entrevistas com artistas. O texto foi escrito em diálogo, principalmente, com as dissertações dos autores Rowan Silveira e Filipe Alencar, com o livro “Pixel Art for game developers” de Daniel Silber e, com as respostas dos artistas. Durante a escrita, foram discutidas algumas questões levantadas: A pixel art exige capacidade de abstração da imagem do artista; A pixel art é um estilo econômico, por ser uma técnica com curva fácil de aprendizado e maior chances de polimento; A pixel art é um estilo de arte 2D pregnante no mundo dos jogos, bem recebido até hoje por conta da nostalgia atrelada à estética retrô. Quanto à segunda parte do projeto, apresentou a pesquisa com usuários, definição da ideia do jogo, análise de similares, desenvolvimento do jogo e do logo. Como metodologia, foi utilizada a Tétrade Elemental de Jesse Schell do livro ”Book of Lenses” para estruturar as etapas de criação do jogo. E, os 4 volumes de “Regras do Jogo” de Katie Salen e Eric Zimmerman para auxiliar em fatores de game design.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Comunicação Visual Design

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