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dc.contributor.advisorBarcaui, André Baptista-
dc.contributor.authorAugusto, Leonardo da Cunha Brandão-
dc.date.accessioned2024-10-01T14:54:45Z-
dc.date.available2024-10-03T03:00:14Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationAUGUSTO, Leonardo da Cunha Brandão. Desafios enfrentados pelos microempreendedores individuais no período da pandemia da COVID-19. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23807-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEmpreendedorespt_BR
dc.subjectMicroempresaspt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleDesafios enfrentados pelos microempreendedores individuais no período da pandemia da COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4046864343392884pt_BR
dc.description.resumoO Microempreendedorismo Individual (MEI) vem crescendo no Brasil desde que foi criado pela Lei Complementar no 128 de 19 de dezembro de 2008. Em março de 2020, a pandemia da COVID-19 dificultou a operação de muitos desses empreendedores, já que a maioria adotava o trabalho presencial e tiveram seus negócios fechados por conta da necessidade do distanciamento social. Tendo em vista esse cenário, o objetivo deste estudo foi identificar os desafios dos MEIs durante a pandemia da COVID-19, além das medidas que foram tomadas para contornar esses obstáculos. Dessa forma, foi feita uma pesquisa de campo em feiras no bairro da Tijuca com 20 microempreendedores individuais para entender como lidaram com seus negócios durante a pandemia e, em seguida, foi compartilhado um questionário na internet para preenchimento por parte de MEIs estabelecidos na cidade do Rio de Janeiro. Foram obtidas ao todo 20 respostas, sendo que os principais desafios citados por estes foram: a falta de clientes (70%), a falta de recursos (50%), a dificuldade financeira (45%), a dificuldade em anunciar os seus produtos/serviços através das mídias sociais (20%) e a dificuldade na transição do meio físico/presencial para o digital (15%).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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