Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/23816
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estruturas e modelos de negócio no mercado de gases industriais
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Carlos Eduardo Melo
Assafin, João Felipe Moreira
Tutor: Oroski, Fábio de Almeida
Resumen: O mercado de gases industriais é bastante complexo. Além de ser extremamente competitivo, há uma gama diversa de clientes onde cada um tem sua peculiaridade. Apesar de existirem vários pequenos consumidores, têm-se também aqueles que são responsáveis por grande parte do faturamento das empresas, tais como siderúrgicas e polos petroquímicos. Este trabalho visa compreender como é a relação entre a indústria e os seus clientes, avaliando como são os modelos de negócio, suas semelhanças na estruturação, assim como diferenças e particularidades aplicadas a diferentes segmentos de clientes, por exemplo, uma siderúrgica e um hospital. Para isto, primeiramente realizou-se uma breve revisão bibliográfica sobre gases industriais, seus processos de produção, suas principais matérias-primas e tecnologias possíveis. Também foram analisadas as principais empresas em âmbito mundial e com atuação no Brasil, identificando as suas origens e a trajetória de crescimento até se tornarem líderes de mercado. Os modelos de negócio aplicados aos segmentos da indústria foram avaliados mediante três aspectos: proposição de valor, estruturação e captura de valor. Visando representar a indústria de gases, a mesma foi dividida em três grandes grupos, assim abrangendo a maior parte dos clientes. A divisão foi realizada entre os seguintes grupamentos: onsite, granel e package, sendo analisadas a indústria siderúrgica, o setor hospitalar e laboratórios, representando respectivamente cada setor. O estudo mostrou que o produto final dessas indústrias não é mais visto como commodity, dada a gama de serviços e equipamentos oferecidos pelas mesmas. Através da percepção dos diferentes modelos de negócio aplicados às várias áreas de atuação, conclui-se que as empresas não fornecem somente o gás em si, mas uma série de valores que agregam ao produto final e, hoje, na maioria dos casos, é onde os grandes atores tentam se diferenciar uns dos outros.
Materia: Gases industriais
Mercado
Modelos de negócio
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ESTUDO DE MERCADO
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jun-2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PEREIRA, Carlos Eduardo Melo; ASSAFIN, João Felipe Moreira. Estruturas e modelos de negócio no mercado de gases industriais. 2014. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
Aparece en las colecciones: Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CEMPereira.pdf565.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.