Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23846
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Araujo Neto, Waldmir Nascimento de | - |
dc.contributor.author | Novaes, Tainá Soares | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T18:17:35Z | - |
dc.date.available | 2024-10-04T03:00:15Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23846 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Tradução intersemiótica | pt_BR |
dc.subject | Podcast | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freira | pt_BR |
dc.title | A criação de podcast de áudio para a educação de jovens e adultos (EJA) como exercício da tradução intersemiótica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4908905422036211 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6059014525522709 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Torres, Renata da Rocha | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9007475260613943 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Miranda, Jussara Lopes de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2116674175084321 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso na Licenciatura em Química é inspirado pela pedagogia libertadora de Paulo Freire e emerge das vivências da autora durante seu estágio supervisionado em uma escola Estadual da Baixada Fluminense no estado do Rio de Janeiro, que proporcionaram uma profunda imersão nas práticas educativas do contexto escolar. O estudo centra-se na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e utiliza a criação de podcasts de áudio como uma metodologia inovadora para a mobilização de conteúdos de Química, visando superar as barreiras tradicionais de ensino e aprendizagem. O objetivo geral do trabalho é analisar as características, peculiaridades e necessidades específicas da EJA para desenvolver recursos didáticos que sejam não apenas educativos, mas também engajadores e contextualizados, adequados às realidades específicas dos alunos. Este objetivo se desdobra em várias metas específicas: primeiramente, examinar as necessidades pedagógicas da EJA, identificando lacunas nos recursos educacionais atuais que justifiquem a criação de novos materiais didáticos. Em segundo lugar, aprofundar o conhecimento sobre a Tradução Intersemiótica, investigando como os conceitos químicos podem ser eficazmente transpostos do texto para o áudio. Por fim, o trabalho inclui a concepção e produção de um podcast focado no tema das ligações químicas, destinado a apoiar professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem, aumentando assim a compreensão e o engajamento dos estudantes da EJA. Este estudo pretende contribuir para as práticas pedagógicas na EJA, propondo recursos que facilitem a aprendizagem e motivem tanto alunos quanto educadores, ao incorporar tecnologias de informação e comunicação no processo educativo. Através deste enfoque, encontra-se alinhado à luta por uma educação mais inclusiva e transformadora, ao lado dos princípios de Paulo Freire. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tainá Soares Novaes.pdf | 653.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.