Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23846
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraujo Neto, Waldmir Nascimento de-
dc.contributor.authorNovaes, Tainá Soares-
dc.date.accessioned2024-10-02T18:17:35Z-
dc.date.available2024-10-04T03:00:15Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23846-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectTradução intersemióticapt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectPaulo Freirapt_BR
dc.titleA criação de podcast de áudio para a educação de jovens e adultos (EJA) como exercício da tradução intersemióticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4908905422036211pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6059014525522709pt_BR
dc.contributor.referee1Torres, Renata da Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9007475260613943pt_BR
dc.contributor.referee2Miranda, Jussara Lopes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116674175084321pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso na Licenciatura em Química é inspirado pela pedagogia libertadora de Paulo Freire e emerge das vivências da autora durante seu estágio supervisionado em uma escola Estadual da Baixada Fluminense no estado do Rio de Janeiro, que proporcionaram uma profunda imersão nas práticas educativas do contexto escolar. O estudo centra-se na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e utiliza a criação de podcasts de áudio como uma metodologia inovadora para a mobilização de conteúdos de Química, visando superar as barreiras tradicionais de ensino e aprendizagem. O objetivo geral do trabalho é analisar as características, peculiaridades e necessidades específicas da EJA para desenvolver recursos didáticos que sejam não apenas educativos, mas também engajadores e contextualizados, adequados às realidades específicas dos alunos. Este objetivo se desdobra em várias metas específicas: primeiramente, examinar as necessidades pedagógicas da EJA, identificando lacunas nos recursos educacionais atuais que justifiquem a criação de novos materiais didáticos. Em segundo lugar, aprofundar o conhecimento sobre a Tradução Intersemiótica, investigando como os conceitos químicos podem ser eficazmente transpostos do texto para o áudio. Por fim, o trabalho inclui a concepção e produção de um podcast focado no tema das ligações químicas, destinado a apoiar professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem, aumentando assim a compreensão e o engajamento dos estudantes da EJA. Este estudo pretende contribuir para as práticas pedagógicas na EJA, propondo recursos que facilitem a aprendizagem e motivem tanto alunos quanto educadores, ao incorporar tecnologias de informação e comunicação no processo educativo. Através deste enfoque, encontra-se alinhado à luta por uma educação mais inclusiva e transformadora, ao lado dos princípios de Paulo Freire.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tainá Soares Novaes.pdf653.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.