Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2389
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A política educacional das condicionalidades do programa Bolsa Família: um estudo sobre os beneficiários no Estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Bianca Angelo
Orientador: Paixão, Marcelo Jorge de Paula
Resumo: Demonstra a relevância da educação nos debates sobre a mensuração e combate à pobreza e, a partir deste entendimento, apontar os principais aspectos da política educacional do Programa Bolsa Família, que se configura como a principal ação do governo neste campo. Para tal, é analisada a política de condicionalidade escolar em suas principais características, vantagens e fragilidades. A seguir são apresentados alguns indicadores que caracterizam a população de beneficiários do estado do Rio de Janeiro em termos de idade, cor ou raça, sexo, qualificação dos pais e situação escolar atual, com o objetivo de definir a população potencialmente beneficiada com estas políticas. Os resultados mostram que, apesar do modelo implementado pelo programa de fato contribuir em parte para a permanência de crianças na escola, o mesmo ainda é incompleto, deixando várias lacunas ao não captar todos os reais motivos que levam à evasão escolar e não tendo definidas medidas de incentivo ao desenvolvimento escolar destas crianças mais vulneráveis.
Palavras-chave: Programa Bolsa Família
População de baixa renda
Pobreza
Desigualdade social
Política pública
Rio de Janeiro (Estado)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BAAndrade.pdf700.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.