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http://hdl.handle.net/11422/2389
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A política educacional das condicionalidades do programa Bolsa Família: um estudo sobre os beneficiários no Estado do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Andrade, Bianca Angelo |
Orientador: | Paixão, Marcelo Jorge de Paula |
Resumo: | Demonstra a relevância da educação nos debates sobre a mensuração e combate à pobreza e, a partir deste entendimento, apontar os principais aspectos da política educacional do Programa Bolsa Família, que se configura como a principal ação do governo neste campo. Para tal, é analisada a política de condicionalidade escolar em suas principais características, vantagens e fragilidades. A seguir são apresentados alguns indicadores que caracterizam a população de beneficiários do estado do Rio de Janeiro em termos de idade, cor ou raça, sexo, qualificação dos pais e situação escolar atual, com o objetivo de definir a população potencialmente beneficiada com estas políticas. Os resultados mostram que, apesar do modelo implementado pelo programa de fato contribuir em parte para a permanência de crianças na escola, o mesmo ainda é incompleto, deixando várias lacunas ao não captar todos os reais motivos que levam à evasão escolar e não tendo definidas medidas de incentivo ao desenvolvimento escolar destas crianças mais vulneráveis. |
Palavras-chave: | Programa Bolsa Família População de baixa renda Pobreza Desigualdade social Política pública Rio de Janeiro (Estado) |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Unidade produtora: | Instituto de Economia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Abr-2011 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas |
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