Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2389
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Paixão, Marcelo Jorge de Paula | - |
dc.contributor.author | Andrade, Bianca Angelo | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-11T13:29:03Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:53Z | - |
dc.date.issued | 2011-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2389 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Programa Bolsa Família | pt_BR |
dc.subject | População de baixa renda | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade social | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Rio de Janeiro (Estado) | pt_BR |
dc.title | A política educacional das condicionalidades do programa Bolsa Família: um estudo sobre os beneficiários no Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3823979332847710 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Beatriz Azeredo da | - |
dc.contributor.referee2 | Pougy, Lilia Guimarães | - |
dc.description.resumo | Demonstra a relevância da educação nos debates sobre a mensuração e combate à pobreza e, a partir deste entendimento, apontar os principais aspectos da política educacional do Programa Bolsa Família, que se configura como a principal ação do governo neste campo. Para tal, é analisada a política de condicionalidade escolar em suas principais características, vantagens e fragilidades. A seguir são apresentados alguns indicadores que caracterizam a população de beneficiários do estado do Rio de Janeiro em termos de idade, cor ou raça, sexo, qualificação dos pais e situação escolar atual, com o objetivo de definir a população potencialmente beneficiada com estas políticas. Os resultados mostram que, apesar do modelo implementado pelo programa de fato contribuir em parte para a permanência de crianças na escola, o mesmo ainda é incompleto, deixando várias lacunas ao não captar todos os reais motivos que levam à evasão escolar e não tendo definidas medidas de incentivo ao desenvolvimento escolar destas crianças mais vulneráveis. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BAAndrade.pdf | 700.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.