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http://hdl.handle.net/11422/23917
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Valle, Maria Letícia Murta | - |
dc.contributor.author | Alencar, Lívia Caldas | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-09T18:30:11Z | - |
dc.date.available | 2024-10-11T03:00:12Z | - |
dc.date.issued | 2014-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23917 | - |
dc.description.sponsorship | Agência Nacional do Petróleo – ANP | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bioquerosene | pt_BR |
dc.subject | Indústria da aviação | pt_BR |
dc.subject | Biocombustível | pt_BR |
dc.subject | Fontes energéticas | pt_BR |
dc.subject | Prospecção tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Patentes | pt_BR |
dc.title | Estudo da viabilidade técnica da utilização de bioquerosene como combustível de aviação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7330740326560785 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9004022538120455 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Freire, Estevão | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0651256832424158 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Borges, Élcio Ribeiro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0039879056139758 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Alves, Flávia Chaves | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3397420209742510 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Leonardo, Rôsangela da Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3659590226537493 | pt_BR |
dc.description.resumo | A busca por novos processos alternativos na obtenção de energia estão cada vez mais em evidência com a atual perspectiva das reservas de petróleo. A indústria da aviação também busca novas fontes energéticas aplicando-se o conceito de biocombustíveis drop-in, os quais são combustíveis que misturados em até 50% aos combustíveis de origem petrolífera são capazes de apresentar as características mínimas necessárias do combustível convencional para aviação. O objetivo do presente trabalho foi analisar a viabilidade técnica do bioquerosene realizando a prospecção tecnológica e aplicando-se o conceito de bioquerosene dado pela Resolução ANP No20 de 24.06.2013. A metodologia do trabalho foi construída a partir da pesquisa em bases científica, de artigos e patentes, e divididos para as análises macro, meso e micro por meio de gráficos e tabelas. Os resultados mostraram que a quantidade de artigos e patentes ainda é reduzida, face à inovação do tema e a viabilidade técnica na produção do bioquerosene já é uma realidade, mas existem desafios. O país que mais pesquisa o assunto é o EUA e o processo mais estudado é o Hidroprocessamento de Ésteres e Ácidos Graxos . | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::SISTEMAS AEROESPACIAIS::AVIOES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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AlencarL.pdf | projeto final | 8.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
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