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dc.contributor.advisorMorais, Maria Helena Lavinas de-
dc.contributor.authorGama, Vanessa da Rosa-
dc.date.accessioned2017-07-11T13:52:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:53Z-
dc.date.issued2010-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2391-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectFinanciamentopt_BR
dc.titleProgramas de financiamento estudantil - democratização do acesso ao ensino superior no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9527487721107297pt_BR
dc.contributor.referee1Vianna, Maria Lucia Teixeira Werneck-
dc.contributor.referee2Musumeci, Leonarda-
dc.description.resumoApresentada as razões que fazem da educação um dos pilares do Estado em seu projeto de consolidação democrática, uma força motriz capaz de operar como mecanismo redistributivo (atenuar desníveis sócio - econômicos), gerar crescimento e fortalecer a cidadania. Utilizando os parâmetros de eficiência e equidade, apregoados pelo Estado do Bem-Estar Social serão discutidos os motivos que justificam a intervenção estatal no financiamento do ensino superior, bem como os limites de atuação do setor privado. Os investimentos em educação de terceiro grau confundem-se com a política de incremento de capital humano, para fins de produtividade. Serão delineados os programas de fomento ao ensino superior executados no Brasil, para a construção de uma elite intelectual capaz de atender as forças do mercado e resistir às pressões da concorrência internacional. Cada plataforma de ação será analisada à luz dos conceitos de justiça social e eficiência econômica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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