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http://hdl.handle.net/11422/23936
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Vaz Júnior, Carlos André | - |
dc.contributor.author | Salvio, Leonardo Esteves Cortes | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-10T18:52:39Z | - |
dc.date.available | 2024-10-12T03:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2014-03 | - |
dc.identifier.citation | SALVIO, Leonardo Esteves Cortes. Levantamento dos fatores contribuintes para acidentes no setor offshore. 2014. 86 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23936 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Prevenção de acidentes | pt_BR |
dc.subject | Plataformas offshore | pt_BR |
dc.title | Levantamento dos fatores contribuintes para acidentes no setor offshore | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1862808949097711 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6777620947467529 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oroski, Fábio de Almeida | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9380873464036320 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Caldara, Júlio Athanazio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7558455579637231 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Guinancio, Rafael | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5221076789721463 | pt_BR |
dc.description.resumo | A indústria de petróleo e gás no Brasil e no Mundo tem migrado nos últimos anos da terra para a exploração offshore. No Brasil, a indústria offshore é responsável por 87,1% da produção nacional de óleo e 75% do gás natural. Com a exploração em águas cada vez mais profundas e em ambientes mais hostis cresce também a preocupação com a segurança das operações. O crescente número de acidentes observados nos últimos anos põe em risco centenas de vidas nas instalações offshore. Além disso, no período de 2007 a 2011 foram amargadas perdas entre 2 e 3 bilhões de dólares. Dada as consequências, torna-se imprescindível o estudo de acidentes passados para que lições sejam aprendidas e evite-se novos acidentes. Este trabalho realiza um estudo de caso de três grandes acidentes: Piper Alpha no Mar do Norte, P-36 na Bacia de Campos e Deepwater Horizon no Golfo do México. Entre eles foram observadas deficiências em comum, que se repetiram ao longo do desenvolvimento de cada acidente. Além da descrição textual detalhada, para o evento da P-36, como ferramenta de análise foi utilizada a metodologia de Árvore de Falhas, além de uma sequência cronológica de eventos. Estas metodologias foram aplicadas ao acidente da P-36 com o objetivo de identificar as causas raízes do acidente e causas diretas no evento crítico da explosão do tanque de drenagem de emergência. Entre os desvios em comum encontrados nos acidentes estão: o não seguimento de procedimentos, o treinamento ineficaz, falhas de projeto e manutenção deficiente, além de comportamento humano inadequado. Falhas na cultura de segurança das empresas envolvidas também foram observadas. Ao se desenvolver medidas de controle abordando estes pontos pode-se evitar a ocorrência de novos acidentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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