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dc.contributor.advisorVaz Júnior, Carlos André-
dc.contributor.authorSalvio, Leonardo Esteves Cortes-
dc.date.accessioned2024-10-10T18:52:39Z-
dc.date.available2024-10-12T03:00:14Z-
dc.date.issued2014-03-
dc.identifier.citationSALVIO, Leonardo Esteves Cortes. Levantamento dos fatores contribuintes para acidentes no setor offshore. 2014. 86 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23936-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrevenção de acidentespt_BR
dc.subjectPlataformas offshorept_BR
dc.titleLevantamento dos fatores contribuintes para acidentes no setor offshorept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1862808949097711pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6777620947467529pt_BR
dc.contributor.referee1Oroski, Fábio de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9380873464036320pt_BR
dc.contributor.referee2Caldara, Júlio Athanazio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7558455579637231pt_BR
dc.contributor.referee3Guinancio, Rafael-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5221076789721463pt_BR
dc.description.resumoA indústria de petróleo e gás no Brasil e no Mundo tem migrado nos últimos anos da terra para a exploração offshore. No Brasil, a indústria offshore é responsável por 87,1% da produção nacional de óleo e 75% do gás natural. Com a exploração em águas cada vez mais profundas e em ambientes mais hostis cresce também a preocupação com a segurança das operações. O crescente número de acidentes observados nos últimos anos põe em risco centenas de vidas nas instalações offshore. Além disso, no período de 2007 a 2011 foram amargadas perdas entre 2 e 3 bilhões de dólares. Dada as consequências, torna-se imprescindível o estudo de acidentes passados para que lições sejam aprendidas e evite-se novos acidentes. Este trabalho realiza um estudo de caso de três grandes acidentes: Piper Alpha no Mar do Norte, P-36 na Bacia de Campos e Deepwater Horizon no Golfo do México. Entre eles foram observadas deficiências em comum, que se repetiram ao longo do desenvolvimento de cada acidente. Além da descrição textual detalhada, para o evento da P-36, como ferramenta de análise foi utilizada a metodologia de Árvore de Falhas, além de uma sequência cronológica de eventos. Estas metodologias foram aplicadas ao acidente da P-36 com o objetivo de identificar as causas raízes do acidente e causas diretas no evento crítico da explosão do tanque de drenagem de emergência. Entre os desvios em comum encontrados nos acidentes estão: o não seguimento de procedimentos, o treinamento ineficaz, falhas de projeto e manutenção deficiente, além de comportamento humano inadequado. Falhas na cultura de segurança das empresas envolvidas também foram observadas. Ao se desenvolver medidas de controle abordando estes pontos pode-se evitar a ocorrência de novos acidentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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