Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23956
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O fenômeno dos influenciadores virtuais: estudo de caso da “Lu” do “Magalu”
Autor(es)/Inventor(es): Faglioni, Matheus Dias
Orientador: Carneiro, Mario Rubens
Resumo: Este estudo buscou analisar os influenciadores virtuais, personagens criados por computação gráfica que simulam o comportamento de influenciadores digitais humanos. A abordagem foi qualitativa, visando avaliar o desempenho e a recepção de um influenciador virtual. Devido ao caráter inovador do tema, foi realizado um estudo de caso exploratório com foco na campanha de carnaval da personagem Lu, embaixadora da marca Magazine Luiza, no Instagram. Esta personagem foi selecionada devido ao seu sucesso como influenciadora virtual, sendo a mais antiga do mundo e com o maior número de seguidores no Instagram. Metodologias complementares como a análise de dados e a pesquisa documental forneceram informações quantitativas sobre a performance da personagem e campanha. As hipóteses da pesquisa foram comparadas com a literatura existente em campos como marketing de influência, marketing digital, publicidade, psicologia e robótica. O estudo evidenciou algumas estratégias da campanha, como a colaboração com outros influenciadores para aumentar a credibilidade e autenticidade da influenciadora virtual. Além disso, os comentários do público sobre a aparência da influenciadora virtual revelaram a curiosidade que ela induz, além de levantar questões relacionadas à robótica e à psicologia.
Palavras-chave: Marketing digital
Influenciadores virtuais
Marcas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Dez-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FAGLIONI, Matheus Dias. O fenômeno dos influenciadores virtuais: estudo de caso da “Lu” do “Magalu”. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFaglioni.pdf2.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.