Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23958
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Fulô: um jogo sobre os biomas do Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Freire, Talita Alonso Duque Estrada
Orientador: Pires, Julie de Araujo
Resumo: O presente projeto Fulô tem como principal objetivo explorar a rica biodiversidade brasileira, focando especialmente nos diversos biomas do país. A proposta central consiste na criação de um jogo de cartas, desenvolvido ao longo do projeto, com o propósito de fornecer uma abordagem lúdica para a educação ambiental. A iniciativa busca estimular o interesse e a curiosidade dos jovens por meio da possibilidade de aprender sobre os biomas brasileiros com jogos de cartas. O jogo Fulô foi baseado em Hanafuda, um jogo de cartas japonês, um exemplo notável envolvendo a correspondência de cartas com símbolos e flores específicas, estimulando a memorização e o raciocínio. Além disso, exige cálculo, planejamento e tomada de decisões à medida que os jogadores buscam criar combinações de cartas para ganhar pontos. Portanto, esse jogo será usado como referência para este projeto. Além disso, a ideia por trás consiste em utilizar o formato e as mecânicas do jogo Hanafuda para destacar a rica biodiversidade presente nos diferentes biomas do país. Para tal, seguiremos algumas de suas diretrizes na construção do deck de cartas, como: um total de 48 cartas, subdivididas em 6 grupos, sendo cada grupo definido por um bioma brasileiro. Assim, será possível agrupá-las, pontuando através da formação do bioma, fauna e/ou flora. Cada bioma terá seu próprio conjunto de cartas exclusivas, representando as espécies mais emblemáticas e características de cada região. Dessa forma, o Fulô proporcionará aos jogadores uma experiência lúdica e educativa, permitindo que eles conheçam e se conectem com a fauna e flora brasileiras de maneira divertida e dinâmica.
Palavras-chave: Ilustrações
Design
Jogos educativos
Plantas
Animais
Brasil
Ilustrations
Educational games
Animals
Plants
Brazil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Dez-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FREIRE, Talita Alonso Duque Estrada. Fulô: um jogo sobre os biomas do Brasil. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Comunicação Visual Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TADEfreire.pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.