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http://hdl.handle.net/11422/23958
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pires, Julie de Araujo | - |
dc.contributor.author | Freire, Talita Alonso Duque Estrada | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-11T20:49:32Z | - |
dc.date.available | 2024-10-13T03:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.citation | FREIRE, Talita Alonso Duque Estrada. Fulô: um jogo sobre os biomas do Brasil. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23958 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ilustrações | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Plantas | pt_BR |
dc.subject | Animais | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ilustrations | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.subject | Animals | pt_BR |
dc.subject | Plants | pt_BR |
dc.subject | Brazil | pt_BR |
dc.title | Fulô: um jogo sobre os biomas do Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5637925258074654 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ponte, Raquel Ferreira da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3837159067419946 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moraes Filho, Ary Pimenta de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3320591682336720 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente projeto Fulô tem como principal objetivo explorar a rica biodiversidade brasileira, focando especialmente nos diversos biomas do país. A proposta central consiste na criação de um jogo de cartas, desenvolvido ao longo do projeto, com o propósito de fornecer uma abordagem lúdica para a educação ambiental. A iniciativa busca estimular o interesse e a curiosidade dos jovens por meio da possibilidade de aprender sobre os biomas brasileiros com jogos de cartas. O jogo Fulô foi baseado em Hanafuda, um jogo de cartas japonês, um exemplo notável envolvendo a correspondência de cartas com símbolos e flores específicas, estimulando a memorização e o raciocínio. Além disso, exige cálculo, planejamento e tomada de decisões à medida que os jogadores buscam criar combinações de cartas para ganhar pontos. Portanto, esse jogo será usado como referência para este projeto. Além disso, a ideia por trás consiste em utilizar o formato e as mecânicas do jogo Hanafuda para destacar a rica biodiversidade presente nos diferentes biomas do país. Para tal, seguiremos algumas de suas diretrizes na construção do deck de cartas, como: um total de 48 cartas, subdivididas em 6 grupos, sendo cada grupo definido por um bioma brasileiro. Assim, será possível agrupá-las, pontuando através da formação do bioma, fauna e/ou flora. Cada bioma terá seu próprio conjunto de cartas exclusivas, representando as espécies mais emblemáticas e características de cada região. Dessa forma, o Fulô proporcionará aos jogadores uma experiência lúdica e educativa, permitindo que eles conheçam e se conectem com a fauna e flora brasileiras de maneira divertida e dinâmica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação Visual Design |
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