Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23958
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dc.contributor.advisorPires, Julie de Araujo-
dc.contributor.authorFreire, Talita Alonso Duque Estrada-
dc.date.accessioned2024-10-11T20:49:32Z-
dc.date.available2024-10-13T03:00:14Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.citationFREIRE, Talita Alonso Duque Estrada. Fulô: um jogo sobre os biomas do Brasil. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23958-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIlustraçõespt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectPlantaspt_BR
dc.subjectAnimaispt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectIlustrationspt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectAnimalspt_BR
dc.subjectPlantspt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.titleFulô: um jogo sobre os biomas do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5637925258074654pt_BR
dc.contributor.referee1Ponte, Raquel Ferreira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3837159067419946pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes Filho, Ary Pimenta de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3320591682336720pt_BR
dc.description.resumoO presente projeto Fulô tem como principal objetivo explorar a rica biodiversidade brasileira, focando especialmente nos diversos biomas do país. A proposta central consiste na criação de um jogo de cartas, desenvolvido ao longo do projeto, com o propósito de fornecer uma abordagem lúdica para a educação ambiental. A iniciativa busca estimular o interesse e a curiosidade dos jovens por meio da possibilidade de aprender sobre os biomas brasileiros com jogos de cartas. O jogo Fulô foi baseado em Hanafuda, um jogo de cartas japonês, um exemplo notável envolvendo a correspondência de cartas com símbolos e flores específicas, estimulando a memorização e o raciocínio. Além disso, exige cálculo, planejamento e tomada de decisões à medida que os jogadores buscam criar combinações de cartas para ganhar pontos. Portanto, esse jogo será usado como referência para este projeto. Além disso, a ideia por trás consiste em utilizar o formato e as mecânicas do jogo Hanafuda para destacar a rica biodiversidade presente nos diferentes biomas do país. Para tal, seguiremos algumas de suas diretrizes na construção do deck de cartas, como: um total de 48 cartas, subdivididas em 6 grupos, sendo cada grupo definido por um bioma brasileiro. Assim, será possível agrupá-las, pontuando através da formação do bioma, fauna e/ou flora. Cada bioma terá seu próprio conjunto de cartas exclusivas, representando as espécies mais emblemáticas e características de cada região. Dessa forma, o Fulô proporcionará aos jogadores uma experiência lúdica e educativa, permitindo que eles conheçam e se conectem com a fauna e flora brasileiras de maneira divertida e dinâmica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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