Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/23964
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Reis, Andréa Renck | - |
dc.contributor.author | Almeida, Cleiton França de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-12T18:41:52Z | - |
dc.date.available | 2024-10-14T03:00:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Cleiton França de. Uma cenografia performativa entre conflitos e balacochês. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Artes Cênicas - Cenografia, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/23964 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cenografia e cenários | pt_BR |
dc.subject | Performance (Arte) | pt_BR |
dc.subject | Balacochê | pt_BR |
dc.subject | Stage-setting and scenery | pt_BR |
dc.subject | Performance art | pt_BR |
dc.title | Uma cenografia performativa entre conflitos e balacochês | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1492949128984936 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Desirée Bastos de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9034891615462990 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Motta, Gilson Moraes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4706021004141648 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso apresenta um projeto de cenografia para uma proposta autoral de mostra de performances da noite carioca. Inicialmente, discute-se a concepção de cenografia performativa a partir de Eduardo Andrade, propondo uma ampliação do conceito de presença no campo da performance por meio de Georges Didi-Huberman, Walter Benjamin, Charles Feitosa e Leda Maria Martins. Tendo em vista exemplos históricos de experimentações cenográficas, pensa-se o procedimento de montagem, definido por Benjamin e por Didi-Huberman, como uma metodologia de criação para uma cenografia performativa. A fim de aplicar esse método, como estudo de caso e com referência nos cabarés artísticos e no teatro de revista brasileiro, elabora-se o projeto de Balacochê: Mostra de Performances Cariocas, um espetáculo de apresentações individuais de artistas de escolas de samba e da cena LGBTQIAPNB+. Apresenta-se o desenvolvimento conceitual do projeto e a produção dos estudos de configuração do espaço cênico, de volumetria e de desenhos técnicos. Por fim, entende-se que uma cenografia composta por fragmentos é capaz de provocar conflitos e jogos de sentido que a fazem performar em cena. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Artes Cênicas - Cenografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CFAlmeida.pdf | 3.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.