Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/23964
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorReis, Andréa Renck-
dc.contributor.authorAlmeida, Cleiton França de-
dc.date.accessioned2024-10-12T18:41:52Z-
dc.date.available2024-10-14T03:00:12Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.identifier.citationALMEIDA, Cleiton França de. Uma cenografia performativa entre conflitos e balacochês. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Artes Cênicas - Cenografia, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/23964-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCenografia e cenáriospt_BR
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectBalacochêpt_BR
dc.subjectStage-setting and scenerypt_BR
dc.subjectPerformance artpt_BR
dc.titleUma cenografia performativa entre conflitos e balacochêspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1492949128984936pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Desirée Bastos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9034891615462990pt_BR
dc.contributor.referee2Motta, Gilson Moraes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4706021004141648pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta um projeto de cenografia para uma proposta autoral de mostra de performances da noite carioca. Inicialmente, discute-se a concepção de cenografia performativa a partir de Eduardo Andrade, propondo uma ampliação do conceito de presença no campo da performance por meio de Georges Didi-Huberman, Walter Benjamin, Charles Feitosa e Leda Maria Martins. Tendo em vista exemplos históricos de experimentações cenográficas, pensa-se o procedimento de montagem, definido por Benjamin e por Didi-Huberman, como uma metodologia de criação para uma cenografia performativa. A fim de aplicar esse método, como estudo de caso e com referência nos cabarés artísticos e no teatro de revista brasileiro, elabora-se o projeto de Balacochê: Mostra de Performances Cariocas, um espetáculo de apresentações individuais de artistas de escolas de samba e da cena LGBTQIAPNB+. Apresenta-se o desenvolvimento conceitual do projeto e a produção dos estudos de configuração do espaço cênico, de volumetria e de desenhos técnicos. Por fim, entende-se que uma cenografia composta por fragmentos é capaz de provocar conflitos e jogos de sentido que a fazem performar em cena.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Artes Cênicas - Cenografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CFAlmeida.pdf3.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.