Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/23979
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os efeitos sucessórios da inseminação artificial homóloga post mortem
Autor(es)/Inventor(es): Moraes, Gisele Alves Candiá
Orientador: Seta, Cristina Gomes Campos de
Resumo: O Brasil realiza, há alguns anos, procedimentos relacionados à reprodução assistida, admitindo a possibilidade de armazenamento de material genético e o seu uso, inclusive, após a morte de um dos genitores. Todavia, embora as inovações na medicina representem um grande avanço para a humanidade, elas repercutem diretamente em questões jurídicas. Nesse cenário, o Código Civil de 2002 trouxe assegurado, em seu artigo 1597, a presunção de paternidade aos filhos concebidos post mortem, entretanto, o artigo 1798 do referido código, considera que só os filhos já concebidos ou nascidos no momento da abertura da sucessão são legitimados a suceder. Diante dessa lacuna legislativa, que desconsidera os direitos sucessórios dos filhos advindos da inseminação post mortem, o presente trabalho busca analisar as distintas posições acerca do tema. Para isso, nos debruçaremos na releitura de princípios constitucionais e na análise de diferentes correntes doutrinárias. Ainda nessa perspectiva, tem-se como objetivo destacar a necessidade de regulamentação legal acerca da temática, a fim de sanar os problemas causados pela insegurança jurídica.
Palavras-chave: Inseminação Artificial Homóloga
Partilha de Bens
Post Mortem
Homologous Artificial Insemination
Sharing of Assets
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MORAES, Gisele Alves Candiá. Os efeitos sucessórios da inseminação artificial homóloga post mortem. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GACMoraes-min.pdf242.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.