Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24015
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bteshe, Rafael | - |
dc.contributor.author | Vasconcellos, Esther Blay Roizman de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-15T21:10:30Z | - |
dc.date.available | 2024-10-17T03:00:11Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELLOS, Esther Blay Roizman de. Epidemia da solidão. 2024. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Pintura, Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24015 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Processo criativo | pt_BR |
dc.subject | Materialidade | pt_BR |
dc.subject | Têmpera (Técnica) | pt_BR |
dc.subject | Creative process | pt_BR |
dc.subject | Materiality | pt_BR |
dc.subject | Tempera (Technique) | pt_BR |
dc.title | Epidemia de solidão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5850076673795897 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3110628928323161 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nishio, Marcia Yoko Lucena | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6544945318006423 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Guinle , Ana Clara Badia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9679559092180611 | pt_BR |
dc.description.resumo | Compartilho aqui como se dá o processo criativo de uma sequência de pinturas e desenhos feitos ao longo da graduação em Pintura na UFRJ, em tela, madeira, papel ou no caderno, e as motivações e referências que inspiram essa criação. Mergulhada em uma rotina solitária e repetitiva olho para aquilo que se repete em minha vida, sejam cenários, sensações abstratas, sonhos, emoções e memórias. E assim como essa rotina se dá sem um início ou fim, mas em ciclos que se repetem cada dia, semana, ano, também o processo de pintura não se fecha, ganhando na serialidade um sentido poético. Características materiais das técnicas utilizadas, como a têmpera a ovo, contribuem poeticamente nos trabalhos, trazendo a ideia de intimidade e tempo às pinturas, e são investigadas e analisadas ao longo do texto. O caderno serve como suporte que permite acumular pinturas em páginas, ir e voltar, desgastar, rasgar, escrever, pensar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pintura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EBRVasconcelos.pdf | 14.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.