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dc.contributor.advisorSilva, Mônica Antunes Pereira da-
dc.contributor.authorJustino, Gabriela Teixeira-
dc.date.accessioned2024-10-18T19:28:00Z-
dc.date.available2024-10-20T03:00:14Z-
dc.date.issued2015-08-
dc.identifier.citationJUSTINO, Gabriela Teixeira. Avaliação de modelos cinéticos para hidrogenação de estireno utilizando catalisador Pd/Nb₂O₅-Al₂O₃. 2015. 56 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24028-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGasolinapt_BR
dc.subjectGasolina de pirólisept_BR
dc.subjectHidrogenaçãopt_BR
dc.titleAvaliação de modelos cinéticos para hidrogenação de estireno utilizando catalisador Pd/Nb2O5-Al2O3pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3911383035330556pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5693853095385748pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Secchi, Argimiro Resende-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3710340061939187pt_BR
dc.contributor.referee1Travalloni, Leonardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5763637263093547pt_BR
dc.contributor.referee2Braggio, Flávia de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3957665933171144pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Cauê Torres de Oliveira Guedes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4053839379793929pt_BR
dc.description.resumoA gasolina de pirólise é um subproduto da pirólise da nafta de petróleo. É composta majoritariamente por aromáticos do grupo BTX (benzeno, tolueno e xilenos), estando também presentes estireno e mono e diolefinas. Como possui alto nível de octanagem, a gasolina de pirólise pode ser inserida no pool da gasolina. Contudo, sua utilização é dificultada pela presença de compostos formadores de goma, os quais são removidos através de hidrogenação. O estireno foi utilizado como molécula modelo por ser um dos componentes menos reativos a serem removidos da gasolina de pirólise. Os experimentos foram realizados em reator batelada a temperatura e pressão constantes, variando-se a pressão e a temperatura utilizadas a cada experimento nas faixas de 16–56 bar e 60–100 ºC, respectivamente. Estas condições foram selecionadas para reduzir os efeitos difusivos. Modelos de lei de potências e de Langmuir-Hinshelwood foram utilizados para descrever a hidrogenação de estireno empregando o catalisador Pd/Nb₂O₅-Al₂O₃. Foram utilizadas hipóteses que consideram a adsorção do hidrogênio dissociativa e não dissociativa para os modelos de Langmuir-Hinshelwood, também observando a existência de um ou dois tipos de sítios catalíticos. Para avaliação dos modelos cinéticos foram utilizados os softwares MATLAB e EMSO. Os parâmetros dos modelos cinéticos foram estimados usando os métodos de busca aleatória adaptativa para busca global e dos poliedros flexíveis para refinamento da solução. O modelo do tipo Langmuir-Hinshelwood que propõe a adsorção de hidrogênio e compostos orgânicos no mesmo tipo de sítio e considera a adsorção do hidrogênio dissociativa resultou em um melhor ajuste aos dados experimentais para a hidrogenação de estireno e estimou a energia de ativação aparente da reação em 23 kJ/mol.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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