Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24049
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A marca de posição no ordenamento jurídico brasileiro: uma análise do caso da Christian Louboutin
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Anna Caroline Cavalcanti dos
Orientador: Lagassi, Veronica
Resumo: Propõe-se, por meio do presente trabalho, um breve estudo sobre marcas de posição, compreendendo seu conceito e configuração, com um recorte específico no estudo do caso da famosa grife francesa Christian Louboutin, dona de uma das marcas de posição mais proeminentes no campo da propriedade intelectual. Ao longo da pesquisa, analisamos como o instituto da marca de posição se desenvolve no ordenamento jurídico brasileiro, sendo foco de divergências e debates, assim como outras novas marcas. Observamos como a nova regulação feita pelo INPI, por meio da Portaria n° 37 de 2021, não pacificou o tema, além de contrariar o entendimento doutrinário e o posicionamento internacional quanto ao requisito da distintividade e a possibilidade da atribuição por meio do fenômeno do secondary meaning. Isso, como pudemos observar, reflete no pedido de registro formulado pela grife francesa, que já possui um histórico de dificuldades ao redor do mundo na proteção de seu solado vermelho em sapatos de salto alto, e teve o seu pedido indeferido em decisão proferida pela autarquia.
Palavras-chave: Marca (propriedade industrial)
Propriedade industrial
Brasil. Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Portaria n. 37, de 13 de setembro de 2021
Brand (industrial property)
Industrial property
Brazil. National Institute of Industrial Property. Ordinance no. 37, of September 13, 2021
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Anna Caroline Cavalcanti dos. A marca de posição no ordenamento jurídico brasileiro: uma análise do caso da Christian Louboutin. 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
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