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dc.contributor.advisorLagassi, Veronica-
dc.contributor.authorSantos, Anna Caroline Cavalcanti dos-
dc.date.accessioned2024-10-21T12:24:33Z-
dc.date.available2024-10-23T03:00:10Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSANTOS, Anna Caroline Cavalcanti dos. A marca de posição no ordenamento jurídico brasileiro: uma análise do caso da Christian Louboutin. 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24049-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarca (propriedade industrial)pt_BR
dc.subjectPropriedade industrialpt_BR
dc.subjectBrasil. Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Portaria n. 37, de 13 de setembro de 2021pt_BR
dc.subjectBrand (industrial property)pt_BR
dc.subjectIndustrial propertypt_BR
dc.subjectBrazil. National Institute of Industrial Property. Ordinance no. 37, of September 13, 2021pt_BR
dc.titleA marca de posição no ordenamento jurídico brasileiro: uma análise do caso da Christian Louboutinpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8540066288322066pt_BR
dc.description.resumoPropõe-se, por meio do presente trabalho, um breve estudo sobre marcas de posição, compreendendo seu conceito e configuração, com um recorte específico no estudo do caso da famosa grife francesa Christian Louboutin, dona de uma das marcas de posição mais proeminentes no campo da propriedade intelectual. Ao longo da pesquisa, analisamos como o instituto da marca de posição se desenvolve no ordenamento jurídico brasileiro, sendo foco de divergências e debates, assim como outras novas marcas. Observamos como a nova regulação feita pelo INPI, por meio da Portaria n° 37 de 2021, não pacificou o tema, além de contrariar o entendimento doutrinário e o posicionamento internacional quanto ao requisito da distintividade e a possibilidade da atribuição por meio do fenômeno do secondary meaning. Isso, como pudemos observar, reflete no pedido de registro formulado pela grife francesa, que já possui um histórico de dificuldades ao redor do mundo na proteção de seu solado vermelho em sapatos de salto alto, e teve o seu pedido indeferido em decisão proferida pela autarquia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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