Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2406
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Guimarães, Daniela | - |
dc.contributor.author | Silva, Thaísa Souza da | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-13T14:16:32Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:00Z | - |
dc.date.issued | 2016-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thaísa Souza da. Organização dos espaços na educação infantil: estudo de um espaço de desenvolvimento infantil da SME/RJ. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2406 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Orientação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | Organização dos espaços na educação infantil: estudo de um espaço de desenvolvimento infantil da SME/RJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5201077923193760 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5887497111241761 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Nubia de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0619214710322051 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisa os documentos oficiais sobre a organização dos espaços de educação infantil e de que maneira essas orientações está ou não estão sendo colocadas em prática no Espaço de Educação Infantil pesquisado. A fim de, responder tais questionamentos utilizei observações, registro fotográfico, análise dos documentos oficiais e estudo da literatura sobre o tema para desenvolver a pesquisa. Neste trabalho, apresento um breve histórico da educação infantil no Rio de Janeiro, apresento também a importância da organização dos espaços na educação infantil com base na literatura estudada e nos documentos oficiais, caracterizo a pesquisa através dos procedimentos metodológicos e da análise e discussão dos dados; e por fim, exponho os aspectos observados que apontam a real necessidade de se levar as contribuições desses documentos para o cotidiano das instituições de educação infantil buscando atender as necessidades das crianças e promovendo aprendizagens significativas. Este trabalho indicou que a organização dos espaços da Instituição pesquisada parecem não atender as necessidades das crianças e também foi possível perceber que os documentos oficiais que deveriam nortear as práticas pedagógicas na educação infantil não são levados em consideração no cotidiano da Instituição. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TSSilva.pdf | 1.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.