Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2406
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuimarães, Daniela-
dc.contributor.authorSilva, Thaísa Souza da-
dc.date.accessioned2017-07-13T14:16:32Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:00Z-
dc.date.issued2016-04-
dc.identifier.citationSILVA, Thaísa Souza da. Organização dos espaços na educação infantil: estudo de um espaço de desenvolvimento infantil da SME/RJ. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2406-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectOrientação pedagógicapt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleOrganização dos espaços na educação infantil: estudo de um espaço de desenvolvimento infantil da SME/RJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5201077923193760pt_BR
dc.contributor.referee1Arenhart, Deise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887497111241761pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Nubia de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0619214710322051pt_BR
dc.description.resumoAnalisa os documentos oficiais sobre a organização dos espaços de educação infantil e de que maneira essas orientações está ou não estão sendo colocadas em prática no Espaço de Educação Infantil pesquisado. A fim de, responder tais questionamentos utilizei observações, registro fotográfico, análise dos documentos oficiais e estudo da literatura sobre o tema para desenvolver a pesquisa. Neste trabalho, apresento um breve histórico da educação infantil no Rio de Janeiro, apresento também a importância da organização dos espaços na educação infantil com base na literatura estudada e nos documentos oficiais, caracterizo a pesquisa através dos procedimentos metodológicos e da análise e discussão dos dados; e por fim, exponho os aspectos observados que apontam a real necessidade de se levar as contribuições desses documentos para o cotidiano das instituições de educação infantil buscando atender as necessidades das crianças e promovendo aprendizagens significativas. Este trabalho indicou que a organização dos espaços da Instituição pesquisada parecem não atender as necessidades das crianças e também foi possível perceber que os documentos oficiais que deveriam nortear as práticas pedagógicas na educação infantil não são levados em consideração no cotidiano da Instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSSilva.pdf1.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.