Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24075
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Petróleo e derivados: análise da viabilidade econômica de investimento em refinarias
Autor(es)/Inventor(es): Maturana, Maurício Guilherme Valente
Côrte, Rodrigo Vianna da
Orientador: Andrade, José Eduardo Pessoa de
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal fazer uma análise de viabilidade econômica de um investimento em refinarias de petróleo no Brasil. Para isso, é feita uma revisão bibliográfica do petróleo, desde suas características até sua atual situação em termos mundiais. Após tratar da matéria-prima de uma refinaria, as características dos derivados do petróleo são mencionadas, bem como o contexto atual das refinarias brasileiras. Completando os conhecimentos básicos essenciais para o entendimento do projeto, as fases de um investimento são explicadas, juntamente com importantes conceitos econômico-financeiros utilizados no trabalho. Visando perceber o espaço existente no mercado, um estudo estruturado na série histórica brasileira demonstra a existente oferta de petróleo brasileiro e mercado consumidor para os principais derivados do mesmo. Com isso, o investimento é definido, com a utilização de petróleo brasileiro do Pré-Sal, de classificação API aproximada de 26°, com uma capacidade de processamento de 300.000 barris por dia, produzindo majoritariamente derivados como óleo diesel e gasolina. O investimento fixo é dimensionado, considerando os processos existentes numa refinaria Conventionally Upgraded, e os gastos totais e a receita do projeto também são avaliados. Com isso, o EBITDA e o Fluxo de Caixa do projeto são construídos num horizonte até 2030, considerando um financiamento de 50% do investimento, amortizado em 10 anos. De forma a avaliar o investimento, VPL e TIR são calculadas, resultando em valores de US$ 125,19 milhões e 7,94%, respectivamente. O investimento dimensionado processaria cada barril de petróleo pelo custo de US$ 19,45 e conseguiria um saldo acumulado positivo a partir do oitavo ano de operação. Além disso, numa análise sobre sua capacidade, mostra-se que operando com pelo menos 80% da mesma, a receita seria maior que os custos totais da refinaria. Considerando, uma TMA de 7%, o investimento é considerado vantajoso, porém bastante sensível aos preços da matéria-prima (petróleo) e de seus principais produtos (diesel e gasolina). Dessa forma, concluiu-se um Estudo de Oportunidade para investimentos em refinarias no Brasil de forma positiva, com uma acurácia característica deste tipo de estudo, com cerca de 30% de incerteza. Para orientar a decisão final de investimento, serão necessários estudos posteriores mais aprofundados e de maiores custos.
Palavras-chave: Refinarias de petróleo
Investimentos
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::CRESCIMENTO, FLUTUACOES E PLANEJAMENTO ECONOMICO::FLUTUACOES CICLICAS E PROJECOES ECONOMICAS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MATURANA, Maurício Guilherme Valente; CÔRTE, Rodrigo Vianna da. Petróleo e derivados: análise da viabilidade econômica de investimento em refinarias. 2015. 80 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGVMaturana.pdf1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.