Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/24080
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Experiências com a placa arduino: condução de calor |
Autor(es)/Inventor(es): | Ferreira, Thiago Antunes |
Tutor: | Amorim, Helio Salim de |
Resumen: | No ensino de física, ternos a necessidade de realizar experimentos a fim de descobrir, comprovar ou facilitar o aprendizado de determinado fenômeno para os alunos. Devido à falta de práticas experimentais em sala de aula aliado ao baixo aprofundamento teórico disponível nos livros didáticos, encontramos dificuldades em realizar uma prática experimental que ajude a compreensão de fenômenos físicos. Com a plataforma Arduino temos a opção de desenvolver aplicações de baixo custo, não apenas para o ensino de física, assim como, para as demais áreas do conhecimento. Por ser um micro controlador de placa única e de código aberto e com um extenso número de usuários que disponibilizam seus códigos de forma livre, o Arduino se torna um incrível instrumento, possibilitando montar um amplo laboratório didático no ensino de física. Abordaremos neste trabalho a utilização do Arduino como ferramenta didática para o ensino de física e a montagem de um experimento para o tema de condução de calor. |
Materia: | Condução de calor Experimentação Arduino |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::TRANSFERENCIA DE CALOR PROCESSOS TERMICOS E TERMODINAMICOS |
Unidade de producción: | Instituto de Física |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | jun-2013 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TAFerreira.pdf | 5.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.