Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24091
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Medindo as flutuações da matéria no Universo Local e o parâmetro σ8
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Jezebel Santos de
Orientador: Avila, Felipe da Silva
Coorientador: Bernui Leo, Armando Bartolome
Resumo: Uma das quantidades fundamentais usadas para caracterizar as flutuações de matéria é a amplitude das flutuações de densidade, representada pelo parâmetro σ8. Este parâmetro descreve a amplitude esperada das flutuações de densidade em uma escala de 8 Mpc h−1, onde h é o parâmetro de Hubble H0 normalizado para 100 km s−1 Mpc−1. Em essência, σ8 nos fornece uma medida da magnitude das flutuações de densidade em escalas cosmológicas, desempenhando um papel crucial na determinação da estrutura em grande escala do universo. Então a determinação precisa de σ8 é de grande importância para a cosmologia moderna, uma vez que este parâmetro está intrinsecamente ligado às teorias cosmológicas, como o modelo padrão ΛCDM. Este modelo, que descreve o universo como dominado por matéria escura e energia escura, prevê uma relação específica entre σ8 e a densidade de matéria. Portanto, a medição precisa desse parâmetro fornece uma maneira crucial de testar e validar modelos cosmológicos, bem como de restringir seus parâmetros fundamentais. Uma medição da variação de matéria no Universo local e de σ8 é obtida através de fontes de hidrogênio atômico neutro (HI) disponibilizadas pelo catálogo ALFALFA. Ao examinar os dados observacionais de galáxias próximas, buscamos quantificar as correlações espaciais entre esses objetos e, assim, determinar a amplitude e a escala de correlação das flutuações de densidade no Universo local, que nos permitiu encontrar σ8 = 0.78 ± 0.04 para h = 0.6727, σ8 = 0.80 ± 0.05 para h = 0.6980 e σ8 = 0.83 ± 0.05 para h = 0.7304. Um valor de H0 é necessário para comparar nossas medidas primárias, onde a escala está em unidades de Mpc, com medições expressas em unidades de h−1 Mpc. A função de correlação ξ(r) de dois pontos fornece uma abordagem sistemática para analisar essas correlações, permitindo-nos investigar como as propriedades da distribuição de matéria variam em diferentes escalas espaciais. Além disso, a comparação entre os dados observacionais e os modelos teóricos nos permite testar a validade do modelo cosmológicas padrão e refinar nossa compreensão da física subjacente.
Palavras-chave: Cosmologia
Astrofísica extragaláctica
Galáxias
Hidrogênio
Universo Local
Cosmology
Extragalactic astrophysics
Galaxies
Hydrogen
Local Universe
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Unidade produtora: Observatório do Valongo
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Jul-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Jezebel Santos de. Medindo as flutuações da matéria no Universo Local e o parâmetro σ8. 2024. 102 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Astronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSOliveira.pdf2.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.