Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2413
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.author | Rosas, Taís Souto | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-13T15:16:32Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:00Z | - |
dc.date.issued | 2016-07 | - |
dc.identifier.citation | ROSAS, Taís Souto. A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2413 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Creches | pt_BR |
dc.title | A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5887497111241761 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guimarães, Daniela de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5201077923193760 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Núbia de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0619214710322051 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisa o que as famílias pensam e como vivem o processo de inserção dos seus filhos na creche. A metodologia está pautada na pesquisa qualitativa e os dados foram construídos por meio de entrevistas semiestruturas com seis mães de uma turma de crianças de 2 a 3 anos de uma escola privada do município do Rio de Janeiro. Ao ouvir as famílias, destacaram-se aspectos que favorecem e outros que dificultam o processo de inserção. Como aspectos que favorecem destaca-se a boa comunicação com a escola, a confiança nas educadoras, o espaço ser pequeno e acolhedor, o processo ser progressivo. Como fatores que dificultam o processo destacamos o tempo e as regras rígidas estabelecidas pela escola. Salienta-se a necessidade da documentação e novos meios de diálogo para fortalecer os laços entre as famílias e a escola. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TSRosas.pdf | 412.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.