Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2413
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorArenhart, Deise-
dc.contributor.authorRosas, Taís Souto-
dc.date.accessioned2017-07-13T15:16:32Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:00Z-
dc.date.issued2016-07-
dc.identifier.citationROSAS, Taís Souto. A visão das famílias sobre a inserção na educação infantil. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2413-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectCrechespt_BR
dc.titleA visão das famílias sobre a inserção na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5887497111241761pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Daniela de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5201077923193760pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Núbia de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0619214710322051pt_BR
dc.description.resumoAnalisa o que as famílias pensam e como vivem o processo de inserção dos seus filhos na creche. A metodologia está pautada na pesquisa qualitativa e os dados foram construídos por meio de entrevistas semiestruturas com seis mães de uma turma de crianças de 2 a 3 anos de uma escola privada do município do Rio de Janeiro. Ao ouvir as famílias, destacaram-se aspectos que favorecem e outros que dificultam o processo de inserção. Como aspectos que favorecem destaca-se a boa comunicação com a escola, a confiança nas educadoras, o espaço ser pequeno e acolhedor, o processo ser progressivo. Como fatores que dificultam o processo destacamos o tempo e as regras rígidas estabelecidas pela escola. Salienta-se a necessidade da documentação e novos meios de diálogo para fortalecer os laços entre as famílias e a escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSRosas.pdf412.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.