Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24147
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Neide Emy Kurokawa e-
dc.contributor.authorFraga, Ana Clara-
dc.date.accessioned2024-10-29T16:49:19Z-
dc.date.available2024-10-31T03:00:12Z-
dc.date.issued2024-07-08-
dc.identifier.citationFRAGA, Ana Clara. Educação em saúde na prática: potencializando a formação do bacharel em saúde coletiva através da extensão universitária. 2024. 32 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24147-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde Coletivapt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectZika víruspt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.titleEducação em saúde na prática: potencializando a formação do bacharel em saúde coletiva através da extensão universitáriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3132859754229712pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1464770165281453pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Paro, Cesar Augusto-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3341376007552305pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Maria de Lourdes Tavares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7563613684485105pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Marcia Aparecida Ribeiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0086960182705370pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo descrever e sistematizar a experiência como estudante de Saúde Coletiva em um projeto de extensão e identificar as potencialidades de uma proposta crítico-problematizadora para a formação do sanitarista. O estudo teve como base o projeto de extensão “Inovando práticas de prevenção e promoção da saúde a partir da análise local de vulnerabilidades à saúde, no contexto do vírus zika” do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que ocorreu entre 2016 e 2019. Primeiramente, foi explorado e situado o histórico da graduação em Saúde Coletiva, bem como examinadas as suas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e o papel da extensão universitária nos cursos de graduação. A sistematização da experiência da estudante no projeto seguiu a proposta metodológica do sociólogo peruano Oscar Jara, envolvendo: o registro das experiências, a formulação da questão que norteia a sistematização (identificar aspectos da experiência que se mostraram formativos para o estudante de Saúde Coletiva) e a análise do processo. A experiência propiciada pelo projeto abrangeu ao menos três das competências previstas nas DCN referentes à educação permanente, educação popular e pesquisa em saúde, proporcionando uma experiência enriquecedora que vai além da sala de aula e gerando oportunidades práticas e concretas para o aprimoramento de habilidades cruciais para a atuação na área da Saúde Coletiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Estudos em Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACFraga.pdf168.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.