Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24147
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Neide Emy Kurokawa e | - |
dc.contributor.author | Fraga, Ana Clara | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-29T16:49:19Z | - |
dc.date.available | 2024-10-31T03:00:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-08 | - |
dc.identifier.citation | FRAGA, Ana Clara. Educação em saúde na prática: potencializando a formação do bacharel em saúde coletiva através da extensão universitária. 2024. 32 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24147 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.subject | Graduação | pt_BR |
dc.subject | Zika vírus | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.title | Educação em saúde na prática: potencializando a formação do bacharel em saúde coletiva através da extensão universitária | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3132859754229712 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1464770165281453 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Paro, Cesar Augusto | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3341376007552305 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavalcanti, Maria de Lourdes Tavares | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7563613684485105 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Marcia Aparecida Ribeiro de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0086960182705370 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo descrever e sistematizar a experiência como estudante de Saúde Coletiva em um projeto de extensão e identificar as potencialidades de uma proposta crítico-problematizadora para a formação do sanitarista. O estudo teve como base o projeto de extensão “Inovando práticas de prevenção e promoção da saúde a partir da análise local de vulnerabilidades à saúde, no contexto do vírus zika” do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que ocorreu entre 2016 e 2019. Primeiramente, foi explorado e situado o histórico da graduação em Saúde Coletiva, bem como examinadas as suas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e o papel da extensão universitária nos cursos de graduação. A sistematização da experiência da estudante no projeto seguiu a proposta metodológica do sociólogo peruano Oscar Jara, envolvendo: o registro das experiências, a formulação da questão que norteia a sistematização (identificar aspectos da experiência que se mostraram formativos para o estudante de Saúde Coletiva) e a análise do processo. A experiência propiciada pelo projeto abrangeu ao menos três das competências previstas nas DCN referentes à educação permanente, educação popular e pesquisa em saúde, proporcionando uma experiência enriquecedora que vai além da sala de aula e gerando oportunidades práticas e concretas para o aprimoramento de habilidades cruciais para a atuação na área da Saúde Coletiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Estudos em Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Saúde Coletiva |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACFraga.pdf | 168.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.