Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2414
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMagalhães, Priscila Andrade-
dc.contributor.authorSoares, Nataliane Dantas-
dc.date.accessioned2017-07-13T15:20:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:00Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOARES, Nataliane Dantas. Eu consigo dar nome ao que vejo na escola: as construções experienciais que são feitas por meio do PIBID. Rio de Janeiro, 2016. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2414-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Iniciação à Docênciapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSaberes do docentept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEu consigo dar nome ao que vejo na escola: as construções experienciais que são feitas por meio do PIBIDpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5607229413296318pt_BR
dc.description.resumoAnalisa as contribuições experienciais do Programa Institucional de Iniciação à Docência para formação inicial de futuros professores participantes do PIBID Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O PIBID visa à inserção do futuro professor no meio em que atua, ou seja, a escola, de forma a prepará-lo com estudos e práticas que abrangem o seu campo de trabalho, a partir de um acompanhamento e uma orientação no exercício de sua profissão, marcado pelo estreito diálogo entre a universidade e a escola básica. O objetivo é compreender de que forma os saberes docentes são construídos no âmbito do PIBID Pedagogia, e quais, segundo eles, são mobilizados no ser e fazer docente. Elegeu-se como referência analítica os saberes docentes construídos por Tardif (2014). Para o autor, o saber do professor é construído a partir da amálgama de diferentes estruturas sociais, ou seja, não se constrói, somente, por meio do saber curricular, disciplinar, profissional, mas sim da fusão e compreensão da importância que cada um possui na atuação do seu ofício. Buscou-se, portanto, analisar as contribuições experienciais que são construídas por àqueles que fizeram parte do PIBID Pedagogia UFRJ. Para alcançar tais objetivos, foco meu olhar a partir das contribuições de Tardif (2014) para formação de professores ao enfatizar os saberes próprios do professor; análise de quatro entrevistas realizadas com participantes do PIBID Anos Iniciais e Educação Infantil da UFRJ; observação das reuniões do PIBID Pedagogia Anos Iniciais e participação nos espaços de formação (Curso de Extensão, Simpósio, Aulas abertas, etc.), bem como a partir da minha experiência enquanto participante do Programa. Pode-se considerar que a centralidade do Programa na inserção à docência, contribui para a aproximação entre a Universidade e Escola Básica, além de favorecer a entrada do discente no campo de atuação, pois a partir do momento que o “pibidiano” assume um compromisso com a escola, com a turma e com o professor supervisor, ele entra em contato direto e real com a experiência da profissão, com todas as suas questões e problematizações, levando-o naquele momento a assumir uma postura, ou a tomar uma decisão. Consideramos também que este processo possibilita a construção de saberes próprios da profissão docente, como por exemplo, saber lidar com situações de conflito na sala de aula; provocação sobre o exercício da reflexão para, na e sobre a prática; e, em especial, entender a relação existente entre o que é discutido e problematizado no PIBID com o que é estudado nas disciplinas na universidade, em sua relação com a prática vivenciada na escola, ou seja, na fala de um entrevistado, ele aprende a “dar nome ao que vejo na escola”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NDSoares.pdf522.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.