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dc.contributor.advisorAraujo, Marcelo Castaneda de-
dc.contributor.authorOliveira, Ana Clara Carvalho de-
dc.date.accessioned2024-10-31T20:38:14Z-
dc.date.available2024-11-02T03:00:14Z-
dc.date.issued2022-12-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Clara Carvalho de. A influência das mídias sociais no processo decisório de compra do consumidor responsável. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24162-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleA influência das mídias sociais no processo decisório de compra do consumidor responsávelpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9559072716365586pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Daniela Abrantes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1777780551500816pt_BR
dc.description.resumoA consolidação da cultura do consumo trouxe consigo uma série de problemáticas à sociedade como, por exemplo, os impactos socioambientais deste elevado nível de consumo. Nesse contexto, o consumo responsável surge como uma alternativa ao padrão tradicional, propondo um novo modelo de consumo que leve em consideração os seus impactos sociais e ambientais. Paralelamente, as mídias sociais, através do avanço da digitalização, transformaram a forma com a qual as pessoas se comunicam e interagem entre si, emergindo novos atores sociais como as comunidades virtuais e os influenciadores digitais. Assim, o objetivo geral desta pesquisa se concentrou em entender a influência das mídias sociais sobre o processo decisório de compra do consumidor responsável. Entre as principais justificativas está entender se, quando se trata do consumo, a influência das mídias sociais é estritamente negativa, ou se elas podem assumir um papel positivo na expansão do consumo responsável. Para isso, foram conduzidas entrevistas individuais com consumidores responsáveis por meio das quais foi possível identificar que as mídias sociais possuem uma influência significativa sobre o processo decisório de compra do consumidor responsável, principalmente nas etapas de reconhecimento do problema, busca de informações e avaliações de alternativas, nas quais a demanda por informações pelo consumidor é elevada. As mídias sociais contribuem, ainda, para a mitigação das barreiras ao consumo responsável, com ênfase para a barreira de acesso à informação, uma vez que a comunicação do tipo um-para-muitos permite que o consumidor tenha acesso a uma grande variedade de conteúdos e informações antes inacessíveis. Neste cenário, as comunidades virtuais e influenciadores digitais assumem um importante papel ao amplificar o compartilhamento de experiências e conteúdos entre consumidores responsáveis, contribuindo para a mitigação das barreiras ao consumo responsável e, consequentemente, facilitando a sua adoção. Contudo, a influência das mídias sociais não é estritamente positiva, principalmente no que tange à definição de padrões de consumo responsável inflexíveis, que não levam em consideração os diferentes contextos de consumo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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