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dc.contributor.advisorBatista, Jorge Chami-
dc.contributor.authorMontanha, Rafael Alves-
dc.date.accessioned2017-07-13T18:01:51Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:00Z-
dc.date.issued2010-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2417-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectTaxa de câmbiopt_BR
dc.subjectPolítica econômicapt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectAspectos econômicospt_BR
dc.titleCustos de transporte das exportações do Brasil para os EUA: 1989 - 2009pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3873889443177475pt_BR
dc.contributor.referee1Filho, Galeno Tinoco Ferraz-
dc.contributor.referee2Lemme, Marta Calmon-
dc.description.resumoApresenta uma revisão da bibliografia sobre custo de transporte, ou seja, como esta variável tem sido considerada nas teorias de comércio internacional. Após esta etapa, busca-se analisar, para o período de 1989 a 2009, o custo de transporte no comércio internacional entre o Brasil os Estados Unidos. Para tal, foi levantada uma base de dados contendo valores de comércio e frete entre esses países. Através desses dados, foi possível obter indicadores que refletissem o comportamento da variável frete por produto e ao longo do tempo. Observou-se que, de forma geral, o custo do frete, tanto para o conjunto total de bens da pauta de exportações brasileira como o conjunto de setores, apresentou três momentos distintos. Primeiro, uma forte diminuição ao longo da década de 1990. Em um segundo, do final dos anos 1990 até a metade dos anos 2000, houve um aumento deste custo. Por último, na segundo metade da década de 2000, ocorreu novamente diminuição deste custo. Procurou-se concatenar os dados levantados com a revisão da literatura. O objetivo neste final de trabalho foi organizar as possíveis correlações entre o que a literatura dizia e o que os indicadores mostravam. Neste contexto, foi possível observar as prováveis relações dos custos de frete com a variação no volume do comércio (economias de escala) e com a estrutura de mercado do setor de transporte marítimo, através dos movimentos da taxa de câmbio do Brasil. Observa-se que estas associações são apenas possibilidades, não tendo sido realizados testes estatísticos para comprovar determinação. Este último exercício fica como motivação para futuros trabalhos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL::TEORIA DO COMERCIO INTERNACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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