Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2417
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Batista, Jorge Chami | - |
dc.contributor.author | Montanha, Rafael Alves | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-13T18:01:51Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:00Z | - |
dc.date.issued | 2010-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2417 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transportes | pt_BR |
dc.subject | Taxa de câmbio | pt_BR |
dc.subject | Política econômica | pt_BR |
dc.subject | Comércio internacional | pt_BR |
dc.subject | Exportação | pt_BR |
dc.subject | Aspectos econômicos | pt_BR |
dc.title | Custos de transporte das exportações do Brasil para os EUA: 1989 - 2009 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3873889443177475 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Filho, Galeno Tinoco Ferraz | - |
dc.contributor.referee2 | Lemme, Marta Calmon | - |
dc.description.resumo | Apresenta uma revisão da bibliografia sobre custo de transporte, ou seja, como esta variável tem sido considerada nas teorias de comércio internacional. Após esta etapa, busca-se analisar, para o período de 1989 a 2009, o custo de transporte no comércio internacional entre o Brasil os Estados Unidos. Para tal, foi levantada uma base de dados contendo valores de comércio e frete entre esses países. Através desses dados, foi possível obter indicadores que refletissem o comportamento da variável frete por produto e ao longo do tempo. Observou-se que, de forma geral, o custo do frete, tanto para o conjunto total de bens da pauta de exportações brasileira como o conjunto de setores, apresentou três momentos distintos. Primeiro, uma forte diminuição ao longo da década de 1990. Em um segundo, do final dos anos 1990 até a metade dos anos 2000, houve um aumento deste custo. Por último, na segundo metade da década de 2000, ocorreu novamente diminuição deste custo. Procurou-se concatenar os dados levantados com a revisão da literatura. O objetivo neste final de trabalho foi organizar as possíveis correlações entre o que a literatura dizia e o que os indicadores mostravam. Neste contexto, foi possível observar as prováveis relações dos custos de frete com a variação no volume do comércio (economias de escala) e com a estrutura de mercado do setor de transporte marítimo, através dos movimentos da taxa de câmbio do Brasil. Observa-se que estas associações são apenas possibilidades, não tendo sido realizados testes estatísticos para comprovar determinação. Este último exercício fica como motivação para futuros trabalhos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL::TEORIA DO COMERCIO INTERNACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RAMontanha.pdf | 789.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.