Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24264
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sá, Nysia Oliveira de | - |
dc.contributor.author | Correia, Kalena de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-08T18:24:40Z | - |
dc.date.available | 2024-11-10T03:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | CORREIA, Kalena de Carvalho. Análise de acessibilidade para recuperação da informação em repositórios institucionais brasileiros: uma perspectiva do usuário. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24264 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Repositórios institucionais | pt_BR |
dc.subject | Recuperação da informação | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.title | Análise de acessibilidade para recuperação da informação em repositórios institucionais brasileiros: uma perspectiva do usuário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2756978802063379 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Freitas, Danilo Pestana de | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4252703972159866 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Raimunda Fernanda dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6543436156553138 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Delana Galdino de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4058667694057120 | pt_BR |
dc.description.resumo | Permitir um acesso inclusivo e igualitário ao conhecimento científico e acadêmico, é direito básico de qualquer usuário, inclusive daqueles que possuem alguma limitação ou deficiência física. Para isso, é preciso que os sistemas de recuperação da informação possuam um ambiente informacional que ofereça boa usabilidade e acessibilidade ao seu público. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo analisar, sob o viés da acessibilidade, as interfaces de busca dos Repositórios Institucionais de Universidades Federais do Rio de Janeiro a partir dos padrões do eMAG. Para isso realizou-se uma busca e análise da produção científica sobre o tema, publicada de 2017 à 2022 na base de dados BRAPCI. O trabalho é de caráter bibliográfico, documental e descritivo com abordagem quali-quantitativa. Utilizando-se da ferramenta ASES (Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios), software gratuito do Governo Federal, que analisa os sites seguindo o modelo de padronização de seção eMAG, foram analisados os sítios eletrônicos das páginas dos Repositórios Institucionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), quanto à acessibilidade. Com os resultados das verificações, concluiu-se que os repositórios apresentaram resultados aceitáveis, apesar de ainda exibirem falhas para suprir algumas necessidades de acessibilidade, especialmente para os portadores de alguma deficiência. No entanto, a partir dos resultados apresentados e com um estudo de usuário, é possível obter melhorias no desenvolvimento de tecnologias mais inclusivas e que oferecem igualdade no acesso. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KCCorreia.pdf | 831.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.