Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24265
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Roberto Eizemberg dos | - |
dc.contributor.author | Klein, Marcos Frederico Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-08T18:34:05Z | - |
dc.date.available | 2024-11-10T03:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | KLEIN, Marcos Frederico Miranda. Vórtice - uma viagem sem volta. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24265 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Gestos | pt_BR |
dc.subject | Respiração | pt_BR |
dc.subject | Dancing | pt_BR |
dc.subject | Gestures | pt_BR |
dc.subject | Respiration | pt_BR |
dc.title | Vórtice - uma viagem sem volta | pt_BR |
dc.title.alternative | Vortex - a journey of no return | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1317865350914643 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Laranjeira, Lidia Costa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7258781497542764 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo trata das relações entre a respiração, o gesto e a sensação com uma aplicação videográfica experimental. A pesquisa foi desenvolvida por meio de laboratórios de estudo do movimento explorando a respiração para emergir experiências estéticas. Tenho como objetivos tanto criar uma forma de expressão interdisciplinar entre dança e o audiovisual como fazer uma ponte de comunicação entre o interno (propriocepção corporal) e o externo (visualidade do movimento). De acordo com o estudo bibliográfico construído, é possível estabelecer conexões integradas entre Dança, Música e Artes Visuais. Para o embasamento teórico, utilizou-se a Teoria dos Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp publicada por André Meyer e Ana Célia de Sá Earp em 2019, aliada à gestualidade proposta por Pierre Weil e Roland Tompakow em 2017, propondo uma interseção com a Técnica de Klaus Vianna, 2018. Os métodos utilizados consistem em meios qualitativos com caráter exploratório e descritivo do movimento iniciando por uma revisão bibliográfica, seguida por uma pesquisa corporal guiada pela prática, o desenvolvimento videográfico e, finalmente, proporei uma análise descritiva, contextual, interpretativa e avaliativa da obra. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Educação Física e Desportos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Dança |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MFMKlein.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.