Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24293
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Realidade aumentada e autoimagem: a influência dos filtros do Instagram e TikTok nas percepções de beleza e negritude
Author(s)/Inventor(s): Andrade, Rayssa Sammy Corrêa
Advisor: Oliveira, Elaine Vidal
Abstract: O presente trabalho visa entender o papel dos filtros embelezadores das plataformas digitais Instagram e TikTok nas percepções de beleza das mulheres negras. Para esse fim, foi realizada uma análise iconológica e de discurso, sendo escolhidos dois filtros do Instagram e do TikTok, de duas criadoras relevantes em ambas as redes. A partir da imagem de duas modelos utilizando os filtros, buscamos compreender como essa ferramenta reflete em suas características e funcionalidades um projeto hegemônico de supremacia banca. Para a fundamentação dessa análise, foi realizada uma revisão bibliográfica e a análise de estudos envolvendo o tema, sendo examinada como o projeto colonial foi naturalizado na sociedade brasileira, calcada em uma representação excludente da população negra. Os resultados indicam que os filtros tendem a clarear a pele e ajustar traços faciais para se alinhar aos padrões de beleza eurocêntricos, marginalizando fenótipos de pessoas negras.
Keywords: Plataformas digitais
Racismo
Mulheres negras
Instagram
TikTok
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Jul-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ANDRADE, Rayssa Sammy Corrêa. Realidade aumentada e autoimagem: a influência dos filtros do Instagram e TikTok nas percepções de beleza e negritude. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RAndrade-min.pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.