Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/24293
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Realidade aumentada e autoimagem: a influência dos filtros do Instagram e TikTok nas percepções de beleza e negritude
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Rayssa Sammy Corrêa
Tutor: Oliveira, Elaine Vidal
Resumen: O presente trabalho visa entender o papel dos filtros embelezadores das plataformas digitais Instagram e TikTok nas percepções de beleza das mulheres negras. Para esse fim, foi realizada uma análise iconológica e de discurso, sendo escolhidos dois filtros do Instagram e do TikTok, de duas criadoras relevantes em ambas as redes. A partir da imagem de duas modelos utilizando os filtros, buscamos compreender como essa ferramenta reflete em suas características e funcionalidades um projeto hegemônico de supremacia banca. Para a fundamentação dessa análise, foi realizada uma revisão bibliográfica e a análise de estudos envolvendo o tema, sendo examinada como o projeto colonial foi naturalizado na sociedade brasileira, calcada em uma representação excludente da população negra. Os resultados indicam que os filtros tendem a clarear a pele e ajustar traços faciais para se alinhar aos padrões de beleza eurocêntricos, marginalizando fenótipos de pessoas negras.
Materia: Plataformas digitais
Racismo
Mulheres negras
Instagram
TikTok
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 11-jul-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : ANDRADE, Rayssa Sammy Corrêa. Realidade aumentada e autoimagem: a influência dos filtros do Instagram e TikTok nas percepções de beleza e negritude. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_RAndrade-min.pdf2.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.