Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24293
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Realidade aumentada e autoimagem: a influência dos filtros do Instagram e TikTok nas percepções de beleza e negritude
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Rayssa Sammy Corrêa
Orientador: Oliveira, Elaine Vidal
Resumo: O presente trabalho visa entender o papel dos filtros embelezadores das plataformas digitais Instagram e TikTok nas percepções de beleza das mulheres negras. Para esse fim, foi realizada uma análise iconológica e de discurso, sendo escolhidos dois filtros do Instagram e do TikTok, de duas criadoras relevantes em ambas as redes. A partir da imagem de duas modelos utilizando os filtros, buscamos compreender como essa ferramenta reflete em suas características e funcionalidades um projeto hegemônico de supremacia banca. Para a fundamentação dessa análise, foi realizada uma revisão bibliográfica e a análise de estudos envolvendo o tema, sendo examinada como o projeto colonial foi naturalizado na sociedade brasileira, calcada em uma representação excludente da população negra. Os resultados indicam que os filtros tendem a clarear a pele e ajustar traços faciais para se alinhar aos padrões de beleza eurocêntricos, marginalizando fenótipos de pessoas negras.
Palavras-chave: Plataformas digitais
Racismo
Mulheres negras
Instagram
TikTok
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Jul-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ANDRADE, Rayssa Sammy Corrêa. Realidade aumentada e autoimagem: a influência dos filtros do Instagram e TikTok nas percepções de beleza e negritude. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RAndrade-min.pdf2.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.