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http://hdl.handle.net/11422/24293
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Oliveira, Elaine Vidal | - |
dc.contributor.author | Andrade, Rayssa Sammy Corrêa | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T15:25:41Z | - |
dc.date.available | 2024-11-13T03:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Rayssa Sammy Corrêa. Realidade aumentada e autoimagem: a influência dos filtros do Instagram e TikTok nas percepções de beleza e negritude. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24293 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Plataformas digitais | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject | pt_BR | |
dc.subject | TikTok | pt_BR |
dc.title | Realidade aumentada e autoimagem: a influência dos filtros do Instagram e TikTok nas percepções de beleza e negritude | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6743857347988993 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9924678705587061 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Edilson Sandro | - |
dc.contributor.referee2 | Burrowes, Patricia Cecilia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5814638513632403 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa entender o papel dos filtros embelezadores das plataformas digitais Instagram e TikTok nas percepções de beleza das mulheres negras. Para esse fim, foi realizada uma análise iconológica e de discurso, sendo escolhidos dois filtros do Instagram e do TikTok, de duas criadoras relevantes em ambas as redes. A partir da imagem de duas modelos utilizando os filtros, buscamos compreender como essa ferramenta reflete em suas características e funcionalidades um projeto hegemônico de supremacia banca. Para a fundamentação dessa análise, foi realizada uma revisão bibliográfica e a análise de estudos envolvendo o tema, sendo examinada como o projeto colonial foi naturalizado na sociedade brasileira, calcada em uma representação excludente da população negra. Os resultados indicam que os filtros tendem a clarear a pele e ajustar traços faciais para se alinhar aos padrões de beleza eurocêntricos, marginalizando fenótipos de pessoas negras. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::PUBLICIDADE E PROPAGANDA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Publicidade |
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