Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24328
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNogueira, Maria Alice de Faria-
dc.contributor.authorAndrade, Joana Rosa Muniz de-
dc.date.accessioned2024-11-12T21:46:51Z-
dc.date.available2024-11-14T03:00:14Z-
dc.date.issued2024-07-16-
dc.identifier.citationANDRADE, Joana Rosa Muniz de. Branding e inteligência artificial na publicidade de marca: estudo de caso do comercial "Gerações - 70 anos Volkswagen". 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24328-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectBrandingen
dc.subjectPercepção de marcapt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectVolkswagenpt_BR
dc.subjectMercado publicitáriopt_BR
dc.titleBranding e inteligência artificial na publicidade de marca: estudo de caso do comercial “Gerações - 70 anos Volkswagen”pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3542013565837082pt_BR
dc.contributor.referee1Lagoa, Maria Beatriz da Rocha-
dc.contributor.referee2Castro, Paulo César-
dc.description.resumoAtravés da análise da percepção do consumidor quanto às propagandas publicitárias que, utilizando a Inteligência Artificial Generativa (IAG) trazem à vida ícones já falecidos, o presente trabalho buscou entender os impactos dessa aplicação para o branding das marcas. Com base nos conceitos de Branding (Aaker, 1995), Sociedade em Rede (Castells, 1999), Publicidade Data-driven (Nogueira, 2019) e deep fake, tal análise foi realizada utilizando como estudo de caso, a campanha publicitária “Gerações”, da marca Volkswagen, lançada em julho de 2023 com a cantora Elis Regina. Por meio de revisão teórica de livros, artigos, matérias e entrevistas individuais em profundidade, foram trazidas à luz questões sobre a aplicação da IAG na publicidade, tais como: limites legais e éticos para utilização da IA, a receptividade do público e do mercado publicitário para com o uso da imagem de pessoas falecidas e resultados gerados para a marca Volkswagen com esse comercial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_JAndrade-min.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.