Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24329
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLeal, Luiz Antonio Ochsendorf-
dc.contributor.authorNeves, Nayara Gonçalves-
dc.date.accessioned2024-11-12T22:50:09Z-
dc.date.available2024-11-14T03:00:14Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationNEVES, Nayara Gonçalves. Relação da literacia financeira com investidores universitários. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24329-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização financeirapt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.titleRelação da literacia financeira com investidores universitáriospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8404154345700489pt_BR
dc.description.resumoLevando em consideração a alta procura por investimentos por parte dos universitários brasileiros e, embora muitos indivíduos estejam mais conscientes, ainda existe uma grande escassez de conhecimentos básicos acerca do mercado financeiro. Tal carência influencia diretamente no retorno que estes investidores recebem ao aplicar seu dinheiro. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo identificar o Nível de Literacia Financeira de uma amostra de estudantes do curso de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ, bem como sua relação com os investidores universitários. O interesse da pesquisa pelos alunos do ensino superior deve-se ao fato de que se espera um maior nível de conhecimentos financeiros por parte desses alunos. Deste modo, foi preparado um questionário composto por 16 questões divididas em perguntas socioeconômicas, do perfil do investidor e uma escala de literacia financeira. Tal subdivisão foi definida para que fosse possível analisar a existência de possíveis correlações quando observadas sob a perspectiva do conhecimento aplicado. Os principais resultados obtidos apontam que os alunos de Administração e Ciências contábeis da UFRJ apresentaram um bom nível de literacia financeira. Entretanto, foi observado um baixo nível de conhecimento acerca da taxa de juros e sua implicância com os preços dos títulos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NGNEVES.pdf639.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.