Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24367
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorScheffel, Marcos Vinícius-
dc.contributor.authorPereira, César Augusto de Almeida-
dc.date.accessioned2024-11-14T12:48:02Z-
dc.date.available2024-11-16T03:00:13Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24367-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectCrítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectAdaptação literáriapt_BR
dc.titleA leitura no ambiente escolar e a utilização de adaptações em cordel de clássicos da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5291324246017765pt_BR
dc.contributor.referee1Krauss, Agatha Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8352337021374626pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca abordar a questão da leitura no ambiente escolar e a utilização de adaptações em cordel de clássicos da literatura em sala de aula, sobretudo no ensino fundamental. Objetiva-se apresentar a proposta da escola acerca da leitura segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como o professor de literatura deve estimular esta prática em prol de formar um sujeito-leitor e um cidadão. Demonstra-se como a leitura deve ser dinâmica e participativa, divergindo de um modelo conteudista tradicional do ensino. Apresenta-se um panorama geral do que é a literatura de folhetos do Nordeste do Brasil e a diferencia dos cordéis portugueses, tendo como referência trechos da obra Histórias de Cordéis e Folhetos de Márcia Abreu (1999). Discute-se como este gênero é importante para difundir a cultura brasileira e, principalmente, nordestina, sendo uma manifestação artística da cultura popular. Este trabalho traz à tona o conceito de letramentos multissemióticos de Roxane Rojo (2009), que reforça a necessidade contemporânea de se explorar outras semioses do texto que não somente a escrita, para apresentar atividades de oficinas de cordéis, onde os alunos podem desenvolver não somente seus conhecimentos linguísticos, mas também criativos e imagéticos ao articular diferentes formas de linguagem para gerar significados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAAPereira.pdf387.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.