Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/24367
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Scheffel, Marcos Vinícius | - |
dc.contributor.author | Pereira, César Augusto de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-14T12:48:02Z | - |
dc.date.available | 2024-11-16T03:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24367 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Adaptação literária | pt_BR |
dc.title | A leitura no ambiente escolar e a utilização de adaptações em cordel de clássicos da literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5291324246017765 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Krauss, Agatha Ribeiro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8352337021374626 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca abordar a questão da leitura no ambiente escolar e a utilização de adaptações em cordel de clássicos da literatura em sala de aula, sobretudo no ensino fundamental. Objetiva-se apresentar a proposta da escola acerca da leitura segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como o professor de literatura deve estimular esta prática em prol de formar um sujeito-leitor e um cidadão. Demonstra-se como a leitura deve ser dinâmica e participativa, divergindo de um modelo conteudista tradicional do ensino. Apresenta-se um panorama geral do que é a literatura de folhetos do Nordeste do Brasil e a diferencia dos cordéis portugueses, tendo como referência trechos da obra Histórias de Cordéis e Folhetos de Márcia Abreu (1999). Discute-se como este gênero é importante para difundir a cultura brasileira e, principalmente, nordestina, sendo uma manifestação artística da cultura popular. Este trabalho traz à tona o conceito de letramentos multissemióticos de Roxane Rojo (2009), que reforça a necessidade contemporânea de se explorar outras semioses do texto que não somente a escrita, para apresentar atividades de oficinas de cordéis, onde os alunos podem desenvolver não somente seus conhecimentos linguísticos, mas também criativos e imagéticos ao articular diferentes formas de linguagem para gerar significados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CAAPereira.pdf | 387.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.