Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24376
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Adequação da teoria de Robert Alexy à jurisprudência do Supremo Tribunal Federal: reflexões críticas acerca do HC 126.292/SP
Autor(es)/Inventor(es): Castro, Pedro Vieiralves Corrêa da Costa de
Orientador: Nunes, Daniel Capecchi
Resumo: O presente estudo buscou questionar acerca dos parâmetros adotados pelo STF, com o fito de fomentar a análise crítica da incorporação imponderada da Teoria desenvolvida por Robert Alexy na jurisprudência de nossa Suprema Corte, bem como, indagar sobre os impactos sociais e de política criminal no julgamento do HC 126.292/SP. Para tanto, fora empreendida, como método de coleta de dados, uma vasta análise bibliográfica sobre o tema, abordando-o sobre o viés da Teoria do Direito, Direito Constitucional e do Direito Processual Penal. Através da pesquisa, compreendeu-se que o método de ponderação desenvolvida por Alexy é extremamente criterioso, devendo ser utilizado com cautela pelo Corte, que há consenso doutrinário sobre o equívoco da Corte Suprema no julgamento do HC 126.292/SP e acentuada preocupação com o uso de elementos jurídicos não fundamentados pelo Supremo, culminando, assim, em decisões com elevado teor autoritário. Nesse sentido, conclui-se que houve a inadequada recepção da teoria de Robert Alexy pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Palavras-chave: Robert Alexy
Ponderação
HC 126.292/SP
Presunção de Inocência
Supremo Tribunal Federal
Balancing
Presumption of Innocence
Brazilian Supreme Court
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::LOGICA JURIDICA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CASTRO, Pedro Vieiralves Corrêa da Costa de. Adequação da teoria de Robert Alexy à jurisprudência do Supremo Tribunal Federal: reflexões críticas acerca do HC 126.292/SP. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PVCCCastro.pdf601.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.